Polícia Federal conclui que houve vazamento das provas do Enem 2016
A Polícia Federal (PF) enviou relatório ao Ministério Público Federal (MPF) em que afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 5 e 6 de novembro, além da prova de redação, vazaram antes do início da aplicação. Ainda de acordo com o relatório, pelo menos dois candidatos tiveram acesso às provas. A Polícia Federal concluiu também que houve cometimento de crime de estelionato qualificado.
“Tanto o gabarito quanto a frase-código foram divulgados antes do exame, o que garante a responsabilidade de afirmar que houve vazamento da prova”, diz o relatório. Em operações distintas, dois candidatos foram presos em pela PF, um em Garanhuns e outro em Minas Gerais. Segundo as autoridades policiais, como ambos receberam imagens idênticas das provas, gabaritos e o tema da redação via celular, isso indicaria que o vazamento ocorreu de uma mesma origem.
Conforme apurou o portal Tribuna do Ceará, o procurador da República Oscar Costa Filho informou que anexará a íntegra do relatório e peças do inquérito serão ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE).