IMA notifica Prefeitura de Maceió por descarte irregular de material de construção
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) encaminhou à Prefeitura de Maceió um documento informando sobre a ação que culminou com a autuação de uma empresa que destinava, de modo irregular, resíduos da construção civil de obras licenciadas pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
No mesmo documento, o órgão estadual pede que sejam tomadas providências e solicita esclarecimentos sobre o assunto. Foram identificadas pelo menos cinco construtoras que utilizavam os serviços da empresa autuada. Elas possuem licença ambiental emitida pela Sempma, mas problema é a destinação final dos resíduos gerados nas obras.
O flagrante à empresa aconteceu na segunda-feira (28). Após receber denúncias, a equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA encontrou o descarte irregular em uma área verde do município de Paripueira. Na ocasião, os representantes da empresa apresentaram a autorização ambiental emitida pela Sempma.
Em Maceió, a competência de fiscalização e licenciamento é municipal. Considerando a Lei Complementar 140/2011, que define as competências dos entes, o IMA pode agir de modo suplementar, caso não haja ação por parte da Prefeitura. Entretanto, os técnicos estão considerando que uma vez que a licença ambiental foi emitida pela Sempma, cabe à mesma fiscalizar a destinação final dos resíduos gerados nas obras.
Está sendo observado, também, que a Resolução 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) define a responsabilidade dos geradores dos resíduos “quanto à redução, reutilização, reciclagem e destinação final”.
“Temos indícios de que as transportadoras não querem pagar a destinação correta para os resíduos da construção civil e estão lançando em qualquer lugar; em grotas e terrenos baldios. Isso é um problema sério”, disse o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, Ermi Ferrari.
A notificação do IMA foi entregue para a Sempma e Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió.
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
