Mês do Júri é finalizado em Alagoas com 41 réus e 37 absolvidos
O Mês Nacional do Júri terminou, nessa quarta-feira (30), com 81 julgamentos realizados em Alagoas. Ao final, foram 41 réus condenados, 37 absolvidos e oito tiveram o crime desclassificado.
O Judiciário alagoano pautou 119 processos, com prioridade aos que começaram a tramitar até dezembro de 2009, conforme definido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Dentre esses julgamentos, 38 não foram realizados ou foram adiados.
Do total de júris realizados, quatro envolveram crimes de violência contra a mulher e resultaram na condenação de três acusados e na absolvição de um. Entre os condenados esteve José Adenilson Isidoro da Silva, que recebeu pena de 17 anos de reclusão, no último dia 11, pelo assassinato da esposa, Damiana Pereira da Silva. O crime ocorreu em julho de 2013, na zona rural do município de Porto Real do Colégio.
Em dois dos quatro processos de violência contra a mulher não havia nenhuma medida protetiva em virtude da inexistência de caso anteriormente enquadrado na Lei Maria da Penha.
A força-tarefa também contou com a realização de julgamentos de repercussão. Judarley Leite de Oliveira, acusado de assassinar o modelo Eric Ferraz, na festa de Réveillon de 2012, no município de Viçosa, foi condenado a 32 anos e oito meses de reclusão, em regime inicialmente fechado.
No dia 8, o vereador do município de Palestina Luciano Lucena de Farias foi condenado a 15 anos e sete meses de reclusão pela morte de Manoel Messias Simões, ocorrida no dia 21 de junho de 2009, em Pão de Açúcar. O réu deverá ainda pagar indenização de R$ 10 mil à família da vítima.
Em Alagoas, a força-tarefa contou com a colaboração do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Corregedoria-Geral da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar.
Últimas notícias
Atriz mais polêmica do ano emplacou três fracassos de bilheteria em 2025
Motoqueiro é preso por embriaguez ao volante no município de Jundiá
Funcionários do Veredas realizam novo protesto e entram na segunda semana de greve em Maceió
Dança dos Famosos: Álvaro vira piada após levar patada de jurado
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
