Roubo de Carga: Polícia Federal realiza operação em AL e mais 5 estados
Alagoas e mais cinco estados são alvos da Operação Canto da Sereia, da Polícia Federal, que tem o objetivo de combater quadrilhas especializadas em roubo de carga. A operação, que ocorre nesta sexta-feira (9), acontece em Porto Calvo, região Norte de Alagoas, e nos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Participam da ação, mais de 300 policiais federais para cumprir 84 ordens judiciais. Destas, 28 são de mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão. Todos expedidos pela justiça estadual de Aracaju.
De acordo com informações da PF, os crimes de desvios de cargas passaram a acontecer com maior frequência entre as BRs 101, 116 e 316, que ficam entre os estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os roubos, segundo as investigações, totalizam um prejuízo de cerca de R$ 15 milhões.
Os desvios de cargas ocorriam por meio de aliciamentos. As investigações dão conta que a quadrilha aliciava os motoristas para que estes repassassem as mercadorias de interesse do bando. O motorista, por sua vez, após entregar os produtos aos criminosos, registrava um Boletim de Ocorrência na delegacia, constando que a carga havia sido roubada.
Além do aliciamento, a quadrilha era responsável por toda a logística de transporte, além de esconder e negociar a carga roubada com receptadores. Os receptadores seriam proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais, que compravam as mercadorias roubadas para revendê-las.
As ações foram deflagradas em 13 cidades espalhadas entre os estados de Sergipe, Bahia, alagoas, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Os criminosos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude à licitação, advocacia administrativa, falsa comunicação de crime, organização criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva. A soma das penas podem ultrapassar 700 anos de prisão.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
