Roubo de Carga: Polícia Federal realiza operação em AL e mais 5 estados
Alagoas e mais cinco estados são alvos da Operação Canto da Sereia, da Polícia Federal, que tem o objetivo de combater quadrilhas especializadas em roubo de carga. A operação, que ocorre nesta sexta-feira (9), acontece em Porto Calvo, região Norte de Alagoas, e nos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Participam da ação, mais de 300 policiais federais para cumprir 84 ordens judiciais. Destas, 28 são de mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão. Todos expedidos pela justiça estadual de Aracaju.
De acordo com informações da PF, os crimes de desvios de cargas passaram a acontecer com maior frequência entre as BRs 101, 116 e 316, que ficam entre os estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os roubos, segundo as investigações, totalizam um prejuízo de cerca de R$ 15 milhões.
Os desvios de cargas ocorriam por meio de aliciamentos. As investigações dão conta que a quadrilha aliciava os motoristas para que estes repassassem as mercadorias de interesse do bando. O motorista, por sua vez, após entregar os produtos aos criminosos, registrava um Boletim de Ocorrência na delegacia, constando que a carga havia sido roubada.
Além do aliciamento, a quadrilha era responsável por toda a logística de transporte, além de esconder e negociar a carga roubada com receptadores. Os receptadores seriam proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais, que compravam as mercadorias roubadas para revendê-las.
As ações foram deflagradas em 13 cidades espalhadas entre os estados de Sergipe, Bahia, alagoas, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Os criminosos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude à licitação, advocacia administrativa, falsa comunicação de crime, organização criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva. A soma das penas podem ultrapassar 700 anos de prisão.
Últimas notícias
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
