AL antecipa 13º salário; estados brasileiros procuram alternativas para pagamento
Na contramão da crise, o governo do estado de Alagoas é um dos poucos do Brasil que vai pagar o 13º salário dos servidores em dia. No total, 16 federações estão com dificuldades em pagar o dinheiro extra aos funcionários estaduais.
O governador Renan Filho confirmou que irá antecipar o 13º e que o pagamento será realizado no próximo dia 14, quarta-feira. Atualmente, a folha de pagamento em Alagoas corresponde a um valor de RS 275 milhões para 70 mil servidores ativos e aposentados.
A confirmação do pagamento do 13º no estado é um alívio para os servidores, visto que no restante do Brasil, a situação é diferente. A maioria dos estados anunciaram que, ou não irão pagar o 13º, ou o pagamento terá de vir parcelado. Outros ainda terão que procurar alternativas para o pagamento.
Como é o caso de Sergipe. Com um rombo de R$ 370 milhões nas contas públicas, o estado confirma que o pagamento do 13º deverá ser realizado mediante empréstimo que os servidores poderão fazer junto ao banco do estado. O governo se comprometeu a pagar os juros do empréstimo quando tiver os recursos.
No Rio Grande do Sul, o governo já afirmou que só pagará os servidores se tiver ajuda do governo federal. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa decretou nessa quinta-feira (8) estado de calamidade financeira.
Em Minas Gerais, o direito do trabalhador será pago parceladamente. Segundo o governo, a primeira metade do salário será depositado na conta dos servidores no dia 22 de dezembro. O próximo pagamento deverá ser efetuado somente no dia 24 de janeiro. Aos funcionários estaduais que recebem acima dos R$ 6 mil, a segunda parcela só será paga no dia 24 de março de 2017.
Últimas notícias
STF mantém decisão contra revisão da vida toda e barra novo recurso de aposentados
Suspeito de matar agentes em Delmiro era amigo de uma das vítimas há mais de 10 anos
Homem sofre choque elétrico durante trabalho em construção em Marechal Deodoro
Leonardo Dias acionará MP para fiscalizar espaços do novo Mercado da Produção
Procon na Rua chega ao Agreste com atendimentos em Palmeira dos Índios
Polícia Civil cria comissão para investigar assassinato de agentes em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
