Alagoas

AL antecipa 13º salário; estados brasileiros procuram alternativas para pagamento

Por 7 Segundos 09/12/2016 10h10
AL antecipa 13º salário; estados brasileiros procuram alternativas para pagamento

Na contramão da crise, o governo do estado de Alagoas é um dos poucos do Brasil que vai pagar o 13º salário dos servidores em dia. No total, 16 federações estão com dificuldades em pagar o dinheiro extra aos funcionários estaduais.

O governador Renan Filho confirmou que irá antecipar o 13º e que o pagamento será realizado no próximo dia 14, quarta-feira. Atualmente, a folha de pagamento em Alagoas corresponde a um valor de RS 275 milhões para 70 mil servidores ativos e aposentados. 

A confirmação do pagamento do 13º no estado é um alívio para os servidores, visto que no restante do Brasil, a situação é diferente. A maioria dos estados anunciaram que, ou não irão pagar o 13º, ou o pagamento terá de vir parcelado. Outros ainda terão que procurar alternativas para o pagamento. 

Como é o caso de Sergipe. Com um rombo de R$ 370 milhões nas contas públicas, o estado  confirma que o pagamento do 13º deverá ser realizado mediante empréstimo que os servidores poderão fazer junto ao banco do estado. O governo se comprometeu a pagar os juros do empréstimo quando tiver os recursos. 

No Rio Grande do Sul, o governo já afirmou que só pagará os servidores se tiver ajuda do governo federal. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa decretou nessa quinta-feira (8) estado de calamidade financeira. 

Em Minas Gerais, o direito do trabalhador será pago parceladamente. Segundo o governo, a primeira metade do salário será depositado na conta dos servidores no dia 22 de dezembro. O próximo pagamento deverá ser efetuado somente no dia 24 de janeiro. Aos funcionários estaduais que recebem acima dos R$ 6 mil, a segunda parcela só será paga no dia 24 de março de 2017.