AL antecipa 13º salário; estados brasileiros procuram alternativas para pagamento
Na contramão da crise, o governo do estado de Alagoas é um dos poucos do Brasil que vai pagar o 13º salário dos servidores em dia. No total, 16 federações estão com dificuldades em pagar o dinheiro extra aos funcionários estaduais.
O governador Renan Filho confirmou que irá antecipar o 13º e que o pagamento será realizado no próximo dia 14, quarta-feira. Atualmente, a folha de pagamento em Alagoas corresponde a um valor de RS 275 milhões para 70 mil servidores ativos e aposentados.
A confirmação do pagamento do 13º no estado é um alívio para os servidores, visto que no restante do Brasil, a situação é diferente. A maioria dos estados anunciaram que, ou não irão pagar o 13º, ou o pagamento terá de vir parcelado. Outros ainda terão que procurar alternativas para o pagamento.
Como é o caso de Sergipe. Com um rombo de R$ 370 milhões nas contas públicas, o estado confirma que o pagamento do 13º deverá ser realizado mediante empréstimo que os servidores poderão fazer junto ao banco do estado. O governo se comprometeu a pagar os juros do empréstimo quando tiver os recursos.
No Rio Grande do Sul, o governo já afirmou que só pagará os servidores se tiver ajuda do governo federal. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa decretou nessa quinta-feira (8) estado de calamidade financeira.
Em Minas Gerais, o direito do trabalhador será pago parceladamente. Segundo o governo, a primeira metade do salário será depositado na conta dos servidores no dia 22 de dezembro. O próximo pagamento deverá ser efetuado somente no dia 24 de janeiro. Aos funcionários estaduais que recebem acima dos R$ 6 mil, a segunda parcela só será paga no dia 24 de março de 2017.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
