Ministro do STF esclarece que decisão da corte não proíbe vaquejada no Brasil
Decisão têm sido utilizada de forma equivocada em Alagoas; "atividade cultural", defende associação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, esclareceu que a decisão da corte em declarar inconstitucional uma lei cearense não pode ser utilizada como base para a proibir a prática da vaquejada em todo o território nacional. A declaração aconteceu após o ministro rejeitar o pedido de da Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem Estar dos Animais, de impedir a realização de uma vaquejada em Teresina-PI.
De acordo com Zavascki, o resultado do julgamento do STF não foi para a proibição da vaquejada em todo o Brasil, mas apenas a declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará que regulamenta a atividade no estado nordestino.
"No julgado indicado como paradigma, o que esta Corte efetivamente assentou foi a inconstitucionalidade da lei cearense que regulamentava a vaquejada, não sendo cabível, até o presente momento, extrair conclusão no sentido da proibição de sua prática em todo o território nacional", justificou Teori.
Para o advogado e diretor da Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM), Henrique Carvalho, a decisão do STF têm sido utilizada erroneamente por todo o país como objeto para proibir a realização da vaquejada, inclusive em Alagoas.
"Essa decisão se restringe apenas para a lei cearense e o acórdão ainda nem foi publicado. Portanto, é precipitado e equivocado utilizá-la como base para proibir as atividades em qualquer lugar que seja. Aqui em Alagoas ainda há essa interpretação errada, mas estamos conseguindo reverter e mostrar que a vaquejada é uma atividade cultural, que beneficia milhares e não há maus tratos aos animais, sendo esta acusação uma inverdade criada por ativistas", concluiu.
Últimas notícias

PCAL prende homem em Fórum de Cacimbinhas após descobrir mandado de prisão por tentativa de homicídio

Morre Dona Maria Socorro, mãe do vice-prefeito de Feira Grande

Motociclista cai em estrada vicinal de Belo Monte e morre ao ter corpo esmagado por caminhão

Prefeito Luciano Barbosa fará, nesta sexta (29), a entrega das reformas de duas praças na Baixa Grande

Damares Alves diz que está com câncer e encerra sessão em comissão

Acidentes no trânsito pesam no bolso dos motoristas e motociclistas alagoanos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
