Ministro do STF esclarece que decisão da corte não proíbe vaquejada no Brasil
Decisão têm sido utilizada de forma equivocada em Alagoas; "atividade cultural", defende associação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, esclareceu que a decisão da corte em declarar inconstitucional uma lei cearense não pode ser utilizada como base para a proibir a prática da vaquejada em todo o território nacional. A declaração aconteceu após o ministro rejeitar o pedido de da Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem Estar dos Animais, de impedir a realização de uma vaquejada em Teresina-PI.
De acordo com Zavascki, o resultado do julgamento do STF não foi para a proibição da vaquejada em todo o Brasil, mas apenas a declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará que regulamenta a atividade no estado nordestino.
"No julgado indicado como paradigma, o que esta Corte efetivamente assentou foi a inconstitucionalidade da lei cearense que regulamentava a vaquejada, não sendo cabível, até o presente momento, extrair conclusão no sentido da proibição de sua prática em todo o território nacional", justificou Teori.
Para o advogado e diretor da Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM), Henrique Carvalho, a decisão do STF têm sido utilizada erroneamente por todo o país como objeto para proibir a realização da vaquejada, inclusive em Alagoas.
"Essa decisão se restringe apenas para a lei cearense e o acórdão ainda nem foi publicado. Portanto, é precipitado e equivocado utilizá-la como base para proibir as atividades em qualquer lugar que seja. Aqui em Alagoas ainda há essa interpretação errada, mas estamos conseguindo reverter e mostrar que a vaquejada é uma atividade cultural, que beneficia milhares e não há maus tratos aos animais, sendo esta acusação uma inverdade criada por ativistas", concluiu.
Últimas notícias
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Homem é preso após agredir esposa na orla da Pajuçara, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
