Alagoas

Instituto de Criminalística recebe viatura equipada para armazenar material biológico

Preservação dos vestígios ajudará a perícia criminal a solucionar casos emblemáticos por meio de exames laboratoriais

Por Redação com Assessoria 13/12/2016 18h06
Instituto de Criminalística recebe viatura equipada para armazenar material biológico

O Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) recebeu uma nova viatura, nesta terça-feira (13), que será usada por peritos no deslocamento até locais de crimes. O veiculo totalmente equipado, traz como novidade, uma geladeira com compressor portátil para armazenamento de material biológico encontrando nos corpos das vítimas e nos vestígios dos crimes.

O Perito-geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, fez a entrega da chave ao Chefe Especial do Instituto de Criminalística José Cavalcante. Ele explicou que a aquisição do veículo, um investimento da ordem de R$ 158 mil, foi fruto de convênio firmado entre a Perícia Oficial de Alagoas e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

“Essa é uma grande novidade aguardada há muito tempo pelos peritos de todo Brasil. Todo material biológico encontrado deve ser armazenado sempre acondicionado e armazenado de forma adequada, de maneira a se evitar contaminações entre os vestígios”, afirmou Melo.

José Cavalcante explicou que a viatura será usada em casos onde os diferentes tipos de evidencias podem ser encontrados, principalmente em crimes violentos, como estupro, tráfico de pessoas, exploração sexual e homicídio. E também em casos de morte acidental, morte natural, suicídio, desastre de massa, crime de guerra, desastre natural e terrorismo.

 

“Quando o perito vai para um local de morte violenta e pode encontrar e coletar material biológico visível ou latente como saliva, sangue, manchas de sangue, sêmen, cabelo, esperma, células epiteliais e restos mortais. Por isso, a importância da colocação desse tipo equipamento modelo automotivo”, explicou Cavalcante.

O valor das evidências e as informações que podem ser obtidas a partir de análises forense desse material foram confirmados pela perita criminal Rosana Coutinho, doutora em biologia e responsável pelo Laboratório Forense do IC. Ele explicou que exames laboratoriais podem determinar o tipo de material biológico, a origem dele, caso humano ou animal, identificação do cadáver, da pessoa contribuidora do material biológico, causa e forma da morte, tempo decorrido após a morte, espécie de origem dos ossos e determinação do sexo e idade da vítima.

“Essa minigeladeira automotiva portátil é muito importante para o acondicionamento de vestígios biológico durante o transporte entre o local de crime até o laboratório do IC, pois esse tipo de vestígios deve ser sempre mantido em baixas temperaturas para evitar sua degradação e consequente inviabilidade de exames complementares que servirão como prova forense”, disse a perita criminal.