Instituto de Criminalística recebe viatura equipada para armazenar material biológico
Preservação dos vestígios ajudará a perícia criminal a solucionar casos emblemáticos por meio de exames laboratoriais
O Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) recebeu uma nova viatura, nesta terça-feira (13), que será usada por peritos no deslocamento até locais de crimes. O veiculo totalmente equipado, traz como novidade, uma geladeira com compressor portátil para armazenamento de material biológico encontrando nos corpos das vítimas e nos vestígios dos crimes.
O Perito-geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, fez a entrega da chave ao Chefe Especial do Instituto de Criminalística José Cavalcante. Ele explicou que a aquisição do veículo, um investimento da ordem de R$ 158 mil, foi fruto de convênio firmado entre a Perícia Oficial de Alagoas e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
“Essa é uma grande novidade aguardada há muito tempo pelos peritos de todo Brasil. Todo material biológico encontrado deve ser armazenado sempre acondicionado e armazenado de forma adequada, de maneira a se evitar contaminações entre os vestígios”, afirmou Melo.
José Cavalcante explicou que a viatura será usada em casos onde os diferentes tipos de evidencias podem ser encontrados, principalmente em crimes violentos, como estupro, tráfico de pessoas, exploração sexual e homicídio. E também em casos de morte acidental, morte natural, suicídio, desastre de massa, crime de guerra, desastre natural e terrorismo.

“Quando o perito vai para um local de morte violenta e pode encontrar e coletar material biológico visível ou latente como saliva, sangue, manchas de sangue, sêmen, cabelo, esperma, células epiteliais e restos mortais. Por isso, a importância da colocação desse tipo equipamento modelo automotivo”, explicou Cavalcante.
O valor das evidências e as informações que podem ser obtidas a partir de análises forense desse material foram confirmados pela perita criminal Rosana Coutinho, doutora em biologia e responsável pelo Laboratório Forense do IC. Ele explicou que exames laboratoriais podem determinar o tipo de material biológico, a origem dele, caso humano ou animal, identificação do cadáver, da pessoa contribuidora do material biológico, causa e forma da morte, tempo decorrido após a morte, espécie de origem dos ossos e determinação do sexo e idade da vítima.
“Essa minigeladeira automotiva portátil é muito importante para o acondicionamento de vestígios biológico durante o transporte entre o local de crime até o laboratório do IC, pois esse tipo de vestígios deve ser sempre mantido em baixas temperaturas para evitar sua degradação e consequente inviabilidade de exames complementares que servirão como prova forense”, disse a perita criminal.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
