Justiça cassa registro de candidatura de prefeito eleito em Santa Luzia do Norte
A juíza da 41ª Zona Eleitoral, Juliana Batistela Guimarães de Alencar, cassou, no início da tarde desta sexta-feira (16), o registro da candidatura do prefeito e vice eleitos no município de Santa Luzia do Norte por crime eleitoral. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral. Mesmo preso sob acusação de estupro de vunerável, o prefeito Edson Mateus da Silva (PRB) foi diplomado pela Justiça Eleitoral após ingressar com uma liminar.
Segundo a magistrada, foi constatado que o prefeito, que atualmente é vereador de Santa Luzia do Norte, já ostenta duas condenações criminais, cujos processos encontram-se em fase de recurso, sendo uma por roubo majorado e a outra pelo crime previsto no art. 89 da lei nº 8.666/93 (Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade).
Além de terem o registro da candidatura cassado, Edson Mateus e José Ailton ficam inelegíveis pelos próximos oito anos e terão que pagar uma multa estipulada no valor de R$ 53.205,00.
O crime de estupro
O crime ocorreu em janeiro deste ano, e a denúncia foi oferecida no último dia 6 de dezembro. De acordo com o Ministério Público (MP/AL), Edson Mateus e outros indivíduos não identificados praticaram atos libidinosos contra um homem e uma mulher que, por estarem em sono profundo, não puderam oferecer resistência.
"Em tese, o réu praticou ato libidinoso contra vítimas a quem recebia como hóspedes em sua própria chácara, tendo concitado outros indivíduos, inclusive um adolescente, a tomarem parte na ação delituosa. Desta feita, o modo de execução do deduzido delito e o fato de este ter sido supostamente perpetrado em concurso de agentes denotam a imprescindibilidade da segregação cautelar", afirmou a magistrada.
Ainda segundo o MP/AL, o acusado também tentou constranger uma criança a praticar o ato com uma das pessoas que estava desacordada. Toda a ação foi filmada pelo próprio réu e o vídeo foi encontrado no aparelho celular dele. As vítimas não foram identificadas.
Últimas notícias
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Moto-taxista morre em grave acidente próximo à entrada de Coruripe
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
