Geral

Saiba como proteger o seu cão durante a queima de fogos no Réveillon

Por 7 Segundos 30/12/2016 19h07
Saiba como proteger o seu cão durante a queima de fogos no Réveillon
Os cães têm ouvidos muito mais sensíveis que o nosso - Foto: Reprodução/ Internet

Quer saber o quanto é sensível a audição de um cão? Imagine que ele tem a capacidade de ouvir facilmente o tic-tac de um relógio de pulso a nada mais, nada menos que uma distância de 10 metros. Os fogos de artifícios e as bombas soltadas durante as festividades do Réveillon chegam a ser torturantes para os ouvidos desses animais que têm os sintomas de estresse aumentados.

A mestre em zoologia e fundadora do projeto Focinhos Terapeutas, Maja Kraguljac, que trabalha com cães para o desenvolvimento de crianças autistas, afirma os cães têm ouvidos muito mais sensíveis que o nosso e por isso os danos existem. "Os danos psicológicos são mais recorrentes por causa do susto", explica Maja.

E não é só isso. Esses animais de estimação tão queridos pelos humanos estão suscetíveis a ferimentos e até mortes em decorrência do desespero de encontrar um local que se sintam protegidos ou que consigam fugir do barulho.

Segundo o médico veterinário, Maurício Aquino, é comum chegar à sua clínica animais lesionados em consequência da prática comemorativa. “Já tivemos casos aqui na clínica, de um cão chegar sangrando porque se jogou contra a porta de vidro, de outro que se jogou pela janela, e ainda de alguns que se enforcaram na própria guia”, lembra o veterinário.

Outros exemplos citados também por Maja são de animais que morrem atropelados porque, assustados, tentam fugir de casa; morrem ao pular de janelas e varandas no momento de desespero e se automutilam, cavando paredes – arrebentando unhas até sangrarem- ou destruindo algum objeto da casa, que por acidente caem em cima deles.

Recomendações

O veterinário e a zoóloga propõem algumas medidas capazes de reduzir os efeitos sonoros sobre a audição dos cães e evitar acidentes. São elas:

1- No momento dos fogos, prender o animal no cômodo mais interno da casa, a exemplo do banheiro;

2- Manter portas e janelas sempre fechadas, estando o cão em companhia ou sozinho em casa. Isso impede a fuga do animal para o ambiente externo e previne atropelamentos, por exemplo;

3- Manter os cães longe de objetos cortantes e dos quais eles possam se machucar;

4- Uma alternativa é colocar algodões nos ouvidos dos cães;

5- Colocar música suave quando estiverem assustados;

6- Utilizar florais tibar ou spray homeopático, produtos naturais com capacidade de acalmar animais agressivos;

7- Utilizar blusas específicas para cães, em especial para estes momentos, em que o cão apresenta sintomas de estresse e hiperatividade. Outra sugestão é embrulhá-los com uma faixa. Os dois causam uma sensação no animal de que ele está sendo abraçado, e, portanto, eles se sentem mais seguros.