Estado investe R$ 4,5 milhões na cultura alagoana em 2016
Editais incentivam produção artística em todo estado e fomentam novo olhar para o setor
A cultura em Alagoas vem ganhando cada vez mais incentivos com investimentos do Governo o Estado e sendo impulsionada através de um novo olhar voltado para o setor. Visando fortalecer e dar maior visibilidade ao segmento, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) implantou dezenas de projetos para o fomento do segmento cultural, na capital e no interior.
“Desde o primeiro ano de gestão, foram lançados editais, concursos e chamamentos públicos a fim de democratizar o acesso a recursos e investimentos, estimular a produção cultural alagoana e valorizar ações e projetos que resgatem e fomentem as diversas manifestações populares”, ressaltou a secretária Mellina Freitas.
Durante o ano de 2016 foram investidos mais de R$4,5 milhões em ações culturais nos segmentos de audiovisual, literatura, música, artes plásticas, folclore, moda, gastronomia, dança, fotografia e artesanato. “Nós quintuplicamos os investimentos, ampliando o diálogo com as diversas classes artísticas e fortalecendo a cultura em todo o estado”, disse a titular da pasta.
Em dois anos, o Governo de Alagoas desenvolveu projetos pioneiros, como o apoio efetivo à Feira Literária de Marechal Deodoro e o Festival de Cinema de Penedo, além de recursos voltados para a manutenção das quadrilhas juninas e grupos de coco de roda. Em 2016, foi retomada a Mostra de Dança com a criação do Prêmio Eric Valdo de Dança e realizado o primeiro Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas. Os eventos reuniram centenas de artistas, entre músicos, bailarinos, técnicos e produtores, envolvendo a sociedade alagoana e valorizando os talentos locais.
Durante todo o ano, foram promovidos encontros com comunidades afros, quilombolas e povos tradicionais de terreiro, aumentando as atividades relativas aos segmentos e buscando atender demandas das classes. Também aconteceram projetos socioculturais como o Laboratório Vivo, no Cenarte, e os programas Na Base da Cultura e Cultura Socioeducativa, que difundem as artes do nosso estado para a população mais carente.
O Núcleo de Produção Audiovisual do Museu da Imagem e do Som de Alagoas abriu as portas para oficinas de preparação de atores, edição de vídeo, elaboração de projetos, com o objetivo de desenvolver os mais diversos segmentos culturais.
“Apoiar projetos nas mais variadas áreas artísticas, através de editais públicos, reafirma o compromisso da Secretaria da Cultura em disseminar e promover a arte no Estado, incentivando a diversidade e a preservação de identidades culturais, bem como para garantindo à população contato com o fazer artístico de qualidade”, afirma Mellina Freitas.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
