Iteral investiga irregularidades em lotes de assentamento de crédito fundiário
Com o intuito de avaliar denúncias extraoficiais, o diretor-presidente do Insituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, recebeu uma comissão de pequenos proprietários do Assentamento São João Batista, localizado no município de Igreja Nova. Dentre as irregularidades discutidas na localidade, estiveram o abandono, a troca irregular, comercialização e a ausência de produção nos lotes. Os agricultores também reclamaram que existem pessoas utilizando mais de um lote. O encontro serviu para orientar que essas atitudes comprometem a reforma agrária e são consideradas crimes federais, sendo necessária a apuração do Ministério Público Federal e Polícia Federal.
O agricultor Márcio Roberto dos Anjos, 42, mora desde 2008 e é um dos pioneiros no assentamento, destacou que ainda falta a construção de algumas casas. “Lá era para ter 72 famílias morando, mas só tem 15 casas construídas. É importante que nesse levantamento, cada agricultor mostre o seu lote para equipe técnica, diga o que realmente está fazendo e as dificuldades. No momento eu tenho gado, planto capim, coco e laranjas”, destacou.
Já o agricultor Leonildo Francisco dos Santos, 53, possui um filho assentado que está desde o início, mas não mora no lote. “Vamos até lá todos os dias, chegamos umas cinco da manhã e não temos hora para sair. Com as parcelas do Pronaf investimos em gado, cavalo, peixe e plantamos macaxeira”, disse.
Deliberações
“A nossa intenção não é prejudicar nenhum pai e mãe de família, mas é preciso seguir as normas do Crédito Fundiário e aqueles que não atendem ao perfil devem ser substituídos. Eu não posso aceitar pessoas que não precisam do lote e fiquem usufruindo dessa política agrária, enquanto tem famílias que estão em barraca de lona às margens das estradas”, explicou Jaime Silva.
Na ocasião, deliberou-se que uma equipe técnica do Iteral verificará in loco todos os lotes e identificará os proprietários; além de avaliar a empresa contratada e apurar sobre a quantidade de casas que deveriam ser construídas. Será produzido um relatório com todas as irregularidades confirmadas e os responsáveis serão convocados para prestar explicações às autoridades competentes.
Outro caso
No Assentamento Vale Verde distante 16km da cidade de Ibateguara, que possui 21 famílias, foi detectado o abandono de lote e repasse irregular por meio de procuração à servidora pública. A denúncia partiu do atual presidente da Associação, Jailson Batista da Silva, que foi acompanhado por Arlindo Vitorino da Silva, Secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município. Nesse caso, o Iteral orienta que seja convocada uma assembleia extraordinária com todas as famílias assentadas para realizar a substituição imediata.
Últimas notícias
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
CBMAL registra mais de 3,3 mil atendimentos em acidentes de trânsito em 2025
Perícia descarta homicídio no caso da mulher encontrada morta na Chã de Bebedouro
Após sofá ser recolhido por engano, moradora do Jacintinho ganha móvel novo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
