Em Maceió, exposições marcam a data comemorativa dos 80 anos do Iphan
Evento acontece no dia 13 de janeiro com a abertura da exposição Jangada de Pau
Reconhecida como a primeira instituição brasileira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, a trajetória do Iphan se confunde com a formação da identidade cultural brasileira. Criado em 13 janeiro de 1937, o Instituto celebra 80 anos de atividades voltadas para a proteção e valorização do patrimônio nacional.
É com esse foco que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SE Alagoas prepara um grande evento para o dia 13 de janeiro. Na sede do Instituto, à Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá, a partir das 17h, acontece a abertura da Exposição Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, estando aberta à visitação até 13 de fevereiro, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h.
A exposição apresenta um panorama geral de todos os bens tombados ou protegidos em Alagoas. Em Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, há uma proposta de celebrar a própria construção e apropriação do termo patrimônio cultural, já que desde 1937 que o Iphan discute e define o tema. Ao apresentar fatos marcantes da história da preservação cultural no Estado, a mostra promove o debate e reflexão sobre memória e patrimônio nacional.
Outro destaque é a abertura da exposição Jangada de Pau, às 10h, no Shopping Parque Maceió. A mostra lança um olhar sobre o modo de fazer das jangadas tradicionais. Os visitantes poderão conferir um acervo fotográfico, resultado de um trabalho realizado por antropólogos e pesquisadores desde a década de 1960, e um exemplar da jangada de pau em escala natural. A iniciativa é uma parceira da Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL) Junto com a Núcleo Zero e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
