Em Maceió, exposições marcam a data comemorativa dos 80 anos do Iphan
Evento acontece no dia 13 de janeiro com a abertura da exposição Jangada de Pau

Reconhecida como a primeira instituição brasileira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, a trajetória do Iphan se confunde com a formação da identidade cultural brasileira. Criado em 13 janeiro de 1937, o Instituto celebra 80 anos de atividades voltadas para a proteção e valorização do patrimônio nacional.
É com esse foco que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SE Alagoas prepara um grande evento para o dia 13 de janeiro. Na sede do Instituto, à Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá, a partir das 17h, acontece a abertura da Exposição Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, estando aberta à visitação até 13 de fevereiro, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h.
A exposição apresenta um panorama geral de todos os bens tombados ou protegidos em Alagoas. Em Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, há uma proposta de celebrar a própria construção e apropriação do termo patrimônio cultural, já que desde 1937 que o Iphan discute e define o tema. Ao apresentar fatos marcantes da história da preservação cultural no Estado, a mostra promove o debate e reflexão sobre memória e patrimônio nacional.
Outro destaque é a abertura da exposição Jangada de Pau, às 10h, no Shopping Parque Maceió. A mostra lança um olhar sobre o modo de fazer das jangadas tradicionais. Os visitantes poderão conferir um acervo fotográfico, resultado de um trabalho realizado por antropólogos e pesquisadores desde a década de 1960, e um exemplar da jangada de pau em escala natural. A iniciativa é uma parceira da Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL) Junto com a Núcleo Zero e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Últimas notícias

Maior concurso público de AL será lançado em 28 de outubro, anuncia Paulo Dantas
Sistema de Esgotamento Sanitário transforma Teotônio Vilela com investimento de R$ 30,2 milhões assegurado por Arthur Lira

Descartada suspeita de intoxicação por metanol de jovem no interior de Alagoas

Turismo diferente: parentes viajam à Colômbia para se submeter juntos a cirurgias plásticas no valor de R$ 360 mil

Yuri Lima apaga todas as fotos com Iza nas redes sociais

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta Av. Josefa de Melo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
