Em Maceió, exposições marcam a data comemorativa dos 80 anos do Iphan
Evento acontece no dia 13 de janeiro com a abertura da exposição Jangada de Pau
Reconhecida como a primeira instituição brasileira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, a trajetória do Iphan se confunde com a formação da identidade cultural brasileira. Criado em 13 janeiro de 1937, o Instituto celebra 80 anos de atividades voltadas para a proteção e valorização do patrimônio nacional.
É com esse foco que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SE Alagoas prepara um grande evento para o dia 13 de janeiro. Na sede do Instituto, à Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá, a partir das 17h, acontece a abertura da Exposição Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, estando aberta à visitação até 13 de fevereiro, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h.
A exposição apresenta um panorama geral de todos os bens tombados ou protegidos em Alagoas. Em Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, há uma proposta de celebrar a própria construção e apropriação do termo patrimônio cultural, já que desde 1937 que o Iphan discute e define o tema. Ao apresentar fatos marcantes da história da preservação cultural no Estado, a mostra promove o debate e reflexão sobre memória e patrimônio nacional.
Outro destaque é a abertura da exposição Jangada de Pau, às 10h, no Shopping Parque Maceió. A mostra lança um olhar sobre o modo de fazer das jangadas tradicionais. Os visitantes poderão conferir um acervo fotográfico, resultado de um trabalho realizado por antropólogos e pesquisadores desde a década de 1960, e um exemplar da jangada de pau em escala natural. A iniciativa é uma parceira da Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL) Junto com a Núcleo Zero e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
