Meninos começam a ser vacinados contra HPV em Maceió

Meninos na faixa etária de 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra o vírus do HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de Maceió. Até o ano passado, essa imunização era restrita às meninas, mas verificou-se que os meninos também são fonte de transmissão do HPV. A definição da faixa-etária para vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual, portanto, antes do contato com o vírus.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da SMS, Eunice Raquel Amorim, o esquema vacinal para meninos é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. “Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de 2 e seis meses após a primeira aplicação. No caso de portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica”, esclareceu Eunice Raquel.
A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/Aids. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.
A vacina disponibilizada para os meninos é quadrivalente, ou seja, confere proteção contra quatro subtipos de vírus HPV (tipos 6, 11, 16 e 18). Oferecida para meninas desde 2014 pelo SUS, a eficácia da vacina é de 98% para quem segue corretamente o esquema vacinal. Até 2020, essa faixa etária será ampliada, incluindo os meninos de 9 a 13 anos.
Vacina Meningocócica C
A partir de janeiro de 2017 também será introduzida uma nova vacina no calendário do município, a Meningocócica C, destinada a adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 13 anos de idade, devendo ser administrada como reforço ou dose única.
A vacina defende o organismo de uma das bactérias causadoras de meningites. Até 2020, serão atendidas as faixas etárias de 09 a 13 anos gradativamente. Em 2016, a vacina estava indicada apenas para crianças até 4 anos de idade; e passará a abranger os adolescentes a partir de janeiro de 2017.
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
