Hospital Universitário reserva vagas para agendamento interno de consultas
O procedimento visa reduzir a espera de marcação de consultas pelo Cora
A equipe do Hospital Universitário/ Ebserh está buscando formas de agilizar o atendimento aos usuários, para que aguardem menos tempo em filas e consigam marcar as consultas no menor prazo possível. Por isso, além da implantação do Projeto Acolher, que tem como objetivo orientar melhor os pacientes que estão buscando atendimento, também foi feita uma nova contratualização de consultas, em vigor desde o início deste ano, que reserva 50% dos atendimentos de primeira vez para agendamento interno.
Antes, todas as consultas eram agendadas pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora), um sistema de marcação de consultas que funciona em todos os postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). "Não é a solução para o grave problema da baixa oferta, mas é o mínimo que poderia ser feito junto ao Gestor Municipal", avalia Maria Betania Fernandes Neto, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.
Por ser um hospital de ensino e ofertar várias especialidades de média e alta complexidade, o Hospital Universitário recebe pacientes de todo o Estado, gerando filas gigantescas no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same). "Era absurdo ver aqueles usuários na fila com a perspectiva de não conseguir agendar nada. O fato é que com a repactuação, tendo 50% das vagas para agendamento interno, a tendência é que as chances do usuário conseguir agendar aumentem", pondera Betânia.
Já os pacientes do neurologista Fernando Gameleira, especialista em Epilepsia, que são acompanhados por um longo período e com consultas frequentes, o setor de Regulação realizará o agendamento. "Quando o paciente sair da consulta, o médico já diz o mês que ele deve retornar e o recepcionista já registra na agenda física e no cartão do usuário. Na última semana do mês o sistema é alimentado para o atendimento ocorrer via prontuário eletrônico. Os agendamentos de primeira vez são agendados via Cora e Interno", explica a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
