Ao menos 37 morrem em queda de avião de carga no Quirguistão
Ao menos 37 pessoas morreram nesta segunda-feira (16) na queda de um avião de carga turco em uma área residencial próxima ao Aeroporto Internacional Manas, a 25 quilômetros de Bisqueque, capital do Quirguistão. Segundo o site da organização Aviation Safety Network, entre as vítimas estão quatro tripulantes da aeronave e pessoas que estavam em terra, entre elas, algumas crianças. Há informações de feridos que teriam sido internados em hospitais da capital.
O avião, um Boeing 747 da ACT Airlines, caiu às 7h30 no horário local (23h30 no horário de Brasília) em uma área residencial, no bairro de Dacha-Suu, destruindo 43 casas, do total, 15 focaram totalmente destruídas, segundo o ministério das Situações de Emergência.
"O avião caiu sobre suas casas e matou famílias inteiras", disse uma testemunha do acidente que não quis divulgar seu nome. "Não restou nada das casas, as pessoas morreram com seus filhos, muitos estavam dormindo", acrescentou.
Vindo de Hong Kong, na China, o avião se preparava para fazer parada no aeroporto de Manas antes de seguir caminho rumo a Istambul, na Turquia.
A administração do aeroporto informou que a visibilidade no momento do acidente era ruim, mas a causa da queda ainda será investigada.
Autoridades identificaram inicialmente o Boeing 747-400 como pertencente à Turkish Airlines, mas a operadora de carga turca ACT Airlines disse ser proprietária da aeronave.
Em seu perfil no Twitter, a Turkish Airlines manifestou seu pesar pelo ocorrido. "Nossas condolências às famílias daqueles que perderam a vida no trágico incidente envolvendo uma aeronave da ACT Airlines no Quirguistão", disse a empresa na rede social.
O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética, com pouco mais de 5 milhões de habitantes. Faz fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, ao sul com o Tajiquistão e a noroeste com a China.
(Com informações de agências internacionais.)
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
