Alagoas

Para secretário, aumento de 3% de homicídios não representa crescimento significativo de violência em AL

Por Mariane Rodrigues *estagiária com Mariane Rodrigues *estagiária 26/01/2017 13h01
Para secretário, aumento de 3% de homicídios não representa crescimento significativo de violência em AL
Coronel Lima Júnior, Secretário de Segurança Pública de Alagoas - Foto: Reprodução/ Internet

O Boletim Anual de Estatística Criminal, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública nessa quarta-feira (25), aponta que houve um crescimento de 3,4% nas estatísticas de homicídios em Alagoas. Mas, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, o crescimento não representa, estatisticamente, um aumento significativo da violência no estado.

Em 2015, o número de mortos por homicídio em Alagoas foi de 1.813, enquanto que em 2016, esse número aumentou para 1.875 vítimas. A maioria do sexo masculino, entre 18 e 29 anos.

No entanto, Lima Júnior afirmou que a estatística não tem representatividade, destacou a redução de homicídios na capital e comparou os números com os de 2014, quando a contabilidade chegou à casa dos 2.200 assassinatos.

“Não considero isso um aumento. Fazendo o comparativo, estamos brigando com nossos próprios números. Aumentamos em 60 homicídios, mas conseguimos reduzir em Maceió. A violência é dinâmica. Temos o exemplo de Manaus, onde estava tudo bem, e de repente, em um dia, morreram mais de 60 pessoas. Quando se tem variação de 2% a 3%, não se tem muita representatividade de aumento de violência”, expõe o secretário.

Ataques a ônibus

Referente aos últimos ataques a transporte coletivos registrados na noite dessa quarta-feira (25), o secretário afirmou que equipes de inteligência da SSP e da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) estão “bem adiantados” em buscas dos responsáveis pelos ataques.

Apesar de não confirmar se os suspeitos foram identificados, ele afirmou que as ações criminosas foram consequências de uma operação que resultou na prisão de um traficante. 

Um reforço policial foi enviado aos bairros do Vergel do Lago e Ponta Grossa. O secretário informou que os policiais permanecerão nos locais por tempo indeterminado ou até que a situação na região esteja sob controle.

Saiba mais aqui