Ano começa com queda na confiança do empresário do comércio de Maceió, diz Fecomércio
A confiança do empresário do Comércio está em queda. Após atingir o mais alto índice de 2016, em novembro (102,3), o indicador reduziu suas expectativas em dezembro (99,8) e manteve-se em declínio no início do ano de 2017 (95,1). Os números são do levantamento Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió, realizado pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A queda ocorrida entre dezembro e janeiro foi de 4,7%. Entretanto, 2017 se inicia com uma confiança 14,16% superior à registrada em janeiro de 2016. Na opinião do assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, a virada do ano trouxe incertezas. “Em sua maioria, as vendas para os segmentos do Comércio ficaram abaixo de suas próprias expectativas, crescendo cerca de 2%, em média”, disse.
Além do desempenho inferior ao esperado, os empresários se deparam com um mercado de trabalho desaquecido; o que reduz ainda mais o universo de consumidores potenciais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem 12,1 milhões de desempregados no país. Some-se a esse número o universo de inativos com potencial de trabalho e os que já não buscam empregos há mais de 90 dias, são 20 milhões de desempregados. Neste contexto, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, ao final de 2017, o Brasil terá o terceiro maior exército de desempregados entre as maiores economias do mundo (Bloco do G-20).
“Essa triste realidade reduz as expectativas do Comércio, que depende de empregos em todos os setores para gerar renda e alavancar o consumo de seus produtos. Outro aspecto que tem rebaixado as expectativas dos empresários do setor é a situação da economia em geral. Apesar de ter ocorrido alguns fatos importantes, como a inflação abaixo do teto da meta, o que significa que os preços estão aumentando de forma mais lenta; e a redução da taxa Selic em 0,75 p.p. [pontos percentuais] apontam para uma melhora no retorno da atividade produtiva”, analisa.
O economista ressalta que as políticas econômicas adotadas pelo governo ainda não tiveram efeito no curto prazo e as Parcerias Público-Privadas (PPP) estão trazendo dúvidas quanto à sua eficácia e à capacidade de conquistar investimentos privados do exterior. “A criação de um teto de gastos só surtirá resultado no final de 2018. E enquanto não houver efeito prático do modelo do governo, a dívida pública continuará a crescer”, avalia.
Levantamento
De acordo com os indicadores da pesquisa do Instituto Fecomércio AL, houve uma redução de 6,74% entre janeiro e dezembro em relação às condições atuais do empresário do comércio. Esse resultado sinaliza que as liquidações de janeiro e as vendas de materiais escolares não surtiram o efeito desejado para o empresariado (apenas para alguns segmentos). Em relação às condições futuras, a redução foi de 2,75%, justamente pelos efeitos da crise.
“O cenário de crise não debelada, as ações tímidas e pontuais do governo e a crise política fecham o cerco a diversas empresas, que param de investir. Como consequência vêm o desemprego e a inadimplência”, observa. E a pesquisa aponta isso: houve redução de 6,95% na intenção dos empresários em realizarem novos investimentos.
Últimas notícias
Criança de 4 anos entra em máquina de bichos de pelúcia; ‘Eu fiquei apavorada’, diz mãe
Trapezista morre após despencar dez metros durante apresentação em Sergipe
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
