Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança quatro livros inéditos de escritores alagoanos
Títulos foram selecionados pelo Edital Anual de Literatura, espaço democrático para o surgimento de novos talentos no Estado
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos está colocando no mercado mais quatro títulos inéditos de autores alagoanos, selecionados pelo seu edital anual de Literatura. Os novos livros são: Minha Fúria e Outros Demônios, que reúne crônicas de Guilherme de Miranda Ramos; Contos Periféricos, de Ari Denisson; Composição para Além-Vértebras, com poesias de Magno Almeida; e Malu e a Bagaceira, com poesias de Mateus Magalhães.
Com esses lançamentos, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos encerra o ciclo de publicação dos livros selecionados em 2016 e já se prepara para lançar o edital deste ano, programado para outubro. Neste último ciclo foram publicados 19 livros inéditos de autores alagoanos, ou radicados em Alagoas, de diversos gêneros literários.
“O edital de Literatura é um dos mais esperados pelos escritores do Estado porque é um processo seletivo democrático que permite realizar o sonho de publicar o primeiro livro, embora alguns autores não sejam mais principiantes. Esta é uma das iniciativas que mais nos aproxima do público jovem porque atrai, sobretudo, o interesse de jovens escritores que se comunicam com um público também formado por jovens”, afirma Marcos Kummer, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Segundo Kummer, esse projeto visa também fomentar e consolidar a produção literária em Alagoas. “Uma parte de nossos esforços editoriais é direcionada ao resgate de títulos importantes que estão fora de catálogo, como o Indicador Geral do Estado de Alagoas, organizado por João Craveiro Costa. Também nos empenhamos em relançar obras de autores alagoanos consagrados, como ocorreu com Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo. O edital de Literatura, por sua vez, permite o surgimento de novas caras no cenário, arejando nosso universo literário”, argumenta.
“É muito importante essa oportunidade oferecida pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. É uma iniciativa de incentiva e inspira os escritores alagoanos, nos permitindo escrever sobre a nossa terra, para a nossa gente. Desejo longa vida a esses editais”, afirma Ari Denisson, autor de Contos Periféricos. O escritor, que também é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), é músico, líder da banda Ari e os Aerolitos. Em 2011, ele estreou com o livro de poemas baroque.doc, publicado pela Edufal.
Dentre os escritores selecionados pelo edital, Guilherme Miranda Ramos, autor do livro Minha Fúria e Outros Demônios, garante que o edital anual de Literatura faz os escritores alagoanos sentirem que vale a pena insistir na literatura. “Não é fácil ser escritor em Alagoas, mas depois de ver meu primeiro livro publicado pela série Coco de Roda, decidi que era uma questão de honra escrever uma obra para o público adulto. Apesar do título fazer menção à fúria, meu livro é muito lírico e aborda sentimentos e emoções que fazem parte de nossas vidas”, diz. Ramos é arquiteto e urbanista e se define como artista intermídia e escritor de prosa e verso.
Os livros selecionados pelo edital já estão disponíveis para venda no site e na livraria da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ao custo de R$ 20 cada. Em breve, também estarão nas melhores livrarias de Maceió.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
