Prazo para pedido de isenção do IPTU 2017 segue até 30 de abril

Alguns maceioenses têm direito à isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas existe um período pré-estabelecido para fazer a solicitação na Secretaria Municipal de Economia (Semec). O prazo seque até 30 de abril.
A legislação de isenção pode ser consultada no Art. 26 da lei nº 4.486/96. O pedido de isenção mais comum feito na Secretaria Municipal de Economia é para beneficiar imóveis com padrão construtivo popular ou baixo e com área de construção que não exceda a 120m², no caso de apartamento, e 250m², no caso de casa.
“Em Maceió, mais de 23 mil imóveis já tem isenção concedida. Vale dizer que a isenção é dada apenas para o imposto e não para a taxa de limpeza urbana, que vem junto com o carnê do IPTU. O benefício da isenção terá duração indeterminada enquanto os requisitos legais para isenção forem atendidos”, explicou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.
Para dar entrada no pedido de isenção, o contribuinte deverá preencher o requerimento de isenção e entrar com um processo na Semec juntamente com a comprovação da propriedade do imóvel e a declaração, do próprio contribuinte, de que possui um único imóvel e nele reside.
Também tem direito à isenção, ex-combatentes brasileiros, que tenham tomado parte ativa da Segunda Guerra Mundial, ou seu cônjuge, imóveis cedidos gratuitamente para a instalação e funcionamento de quaisquer serviços públicos municipais, relativamente às partes cedidas e enquanto ocupado pelos citados serviços, e imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), enquanto os imóveis tiverem no nome do arrendador, normalmente a Caixa Econômica Federal, usufruirão de isenção.
Todo procedimento explicativo para solicitação da isenção encontra-se no requerimento disponibilizado no protocolo geral da sede da Semec, ou no Portal da Secretaria Municipal de Economia, (http://www.maceio.al.gov.br/smf), no menu à direita, em Requerimentos.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
