Prazo para pedido de isenção do IPTU 2017 segue até 30 de abril
Alguns maceioenses têm direito à isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas existe um período pré-estabelecido para fazer a solicitação na Secretaria Municipal de Economia (Semec). O prazo seque até 30 de abril.
A legislação de isenção pode ser consultada no Art. 26 da lei nº 4.486/96. O pedido de isenção mais comum feito na Secretaria Municipal de Economia é para beneficiar imóveis com padrão construtivo popular ou baixo e com área de construção que não exceda a 120m², no caso de apartamento, e 250m², no caso de casa.
“Em Maceió, mais de 23 mil imóveis já tem isenção concedida. Vale dizer que a isenção é dada apenas para o imposto e não para a taxa de limpeza urbana, que vem junto com o carnê do IPTU. O benefício da isenção terá duração indeterminada enquanto os requisitos legais para isenção forem atendidos”, explicou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.
Para dar entrada no pedido de isenção, o contribuinte deverá preencher o requerimento de isenção e entrar com um processo na Semec juntamente com a comprovação da propriedade do imóvel e a declaração, do próprio contribuinte, de que possui um único imóvel e nele reside.
Também tem direito à isenção, ex-combatentes brasileiros, que tenham tomado parte ativa da Segunda Guerra Mundial, ou seu cônjuge, imóveis cedidos gratuitamente para a instalação e funcionamento de quaisquer serviços públicos municipais, relativamente às partes cedidas e enquanto ocupado pelos citados serviços, e imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), enquanto os imóveis tiverem no nome do arrendador, normalmente a Caixa Econômica Federal, usufruirão de isenção.
Todo procedimento explicativo para solicitação da isenção encontra-se no requerimento disponibilizado no protocolo geral da sede da Semec, ou no Portal da Secretaria Municipal de Economia, (http://www.maceio.al.gov.br/smf), no menu à direita, em Requerimentos.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
