Núcleo de Percussão da Ufal oferta cinco cursos gratuitos

Admiradores e amantes da percussão estão com uma grande oportunidade de estudar e se aperfeiçoar nessa área. É que o Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas, até o próximo dia 17, para cinco cursos gratuitos. São 30 vagas ofertadas, destinadas a jovens que já concluíram o ensino médio ou estão cursando o último ano.
As vagas estão distribuídas nos cursos de Pandeiro, Atabaque e Congas, Introdução à Caixa Clara e Teclados de Percussão, de Bateria e de 40 Rudimentos para Caixa. Os interessados podem fazer as inscrições a partir de segunda-feira, 13, na Secretaria da Escola Técnica de Artes (ETA), pela manhã e à tarde, ou pelo telefone 3214-1614.
A seleção será em 20 de fevereiro e as aulas já começam dia 21, à tarde. Os encontros acontecerão uma vez por semana até o final de maio, fechando o semestre letivo. De acordo com o novo coordenador do NUP, Augusto Moralez, professor da ETA, a proposta do curso é incentivar a formação profissional na área de percussão.
O que é o NUP
Antigo Núcleo Temático de Percussão Erudita e Popular da Ufal, o NUP foi criado em 2012 para promover e difundir as artes percussivas na Universidade. Segundo Moralez, desde 2016 tem realizado extenso trabalho de criação de grupos, além de aulas de vários instrumentos e abertas à comunidade. “Temos desenvolvido projetos que buscam trazer a vivência artística aos alunos inscritos nos nossos cursos. Desde que assumimos a coordenação, conseguimos criar um intercambio prolífico entre a Ufal e artistas nacionais, internacionais e universidades brasileiras e de outros países”, destacou.
Ano passado, foram desenvolvidos vários projetos como o Percfal [Grupo de Percussão da ETA], Duo Massayó, Repertório Latino Americano para Vibrafone Solo. Também houve vários concertos do próprio Augusto Moralez e de outros artistas, que também promoveram master class: o marimbista mexicano Javier Nandayapa; de Scotty Horey, da Universidade de Mineápolis/EUA; Paulo Zorzzeto, professor da Universidade Livre de Música/SP; e show do grupo Em Quatro Formas.
A atuação do NUP não para por aí. Para esse ano, o NUP também vai realizar o Percussion Day, evento internacional, que contará com a participação de artistas internacionais, professores de universidades, artistas e grupos locais.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
