Estudantes indígenas e quilombolas da Ufal poderão se inscrever para Bolsa Permanência
Período de inscrição começa no dia 1º de março e segue até o dia 28 de abril
O Programa Bolsa Permanência (PBP) vai abrir inscrições para estudantes, exclusivamente da demanda étnica, matriculados nas instituições federais de ensino superior. De acordo com o cronograma do MEC, para o primeiro semestre, os alunos indígenas e quilombolas devem se inscrever de 1º de março até 28 de abril, por meio do site do Programa.
Já para o segundo semestre, o período inicia em 1º de agosto e termina no dia 29 de setembro. É preciso anexar o termo de compromisso e concluir a inscrição até que possua o status de “cadastro finalizado”.
Os estudantes devem reunir a documentação exigida no último edital para bolsa da Gerência de Assistência Estudantil da Proest (GAE), disponível aqui, e os documentos comprobatórios de etnia, conforme descrito no manual do PBP.
Após esse processo, é preciso agendar uma entrevista com a equipe de Serviço Social, na GAE, localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, ou no Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), nos demais campi e Unidades Educacionais. Depois de concluída a avaliação socioeconômica dos candidatos, é só aguardar a homologação do processo no sistema. Os estudantes serão notificados pelo e-mail informado na inscrição.
Para outras informações, basta acessar o site do Programa de Bolsa Permanência ou entrar em contato com a Proest pelo telefone 3214-1081.
Sobre o Programa
A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação. No caso de estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a, pelo menos, o dobro da bolsa paga aos demais alunos, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
