Temer se irrita com indefinição sobre Ministério da Justiça
O presidente Michel Temer (PMDB) está correndo contra o relógio para escolher o novo titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Auxiliares do Palácio do Planalto admitem que o presidente está irritado com a indefinição sobre o cargo. Temer planejava anunciar o nome do substituto de Alexandre de Moraes logo após a aprovação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal no Senado. O tiro saiu pela culatra.
Na noite desta quarta-feira (22), Temer se viu com um novo “abacaxi” nas mãos: o ministro de Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão por motivos de saúde. Com isso, o peemedebista passou a ter dois ministérios vagos na Esplanada.
Interlocutores do presidente afirmaram ao Brasília em Pauta que Temer considera “pouco saudável” protelar a indicação dos substitutos de Moraes e Serra.
“A vacância nos cargos pode passar a percepção de que ninguém quer assumir as pastas. Não é essa a realidade. O presidente está escolhendo o melhor quadro para a Justiça e assim o fará para o Ministério das Relações Exteriores”, disse um auxiliar do Palácio do Planalto.
No Ministério da Justiça e Segurança Pública, Temer teria investido todas as suas fichas na nomeação do ex-presidente do STF Carlos Velloso. Após dias de indefinição, o advogado recusou o convite na semana passada.
A recusa de Velloso foi determinante para que os planos do presidente não se concretizassem. A interlocutores, porém, ele tem garantido que pretende bater o martelo sobre a indicação do substituto de Moraes até sexta-feira (24). Para se esquivar de críticas, Temer estaria determinado a escolher um nome técnico para o posto.
“A intenção é definir e anunciar o novo ministro até sexta-feira. Depois da recusa de Velloso, zerou o jogo. O presidente leva em consideração que a pasta é muito importante para a Lava Jato. Por isso, não pode errar na escolha”, afirmou um interlocutor do presidente ao blog.
A definição do secretário nacional de segurança pública deve ficar nas mãos do novo ministro. O nome do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame chegou a figurar entre os cotados.
Segundo auxiliares do Planalto, o desprestígio de Beltrame com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o Secretário-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB-RJ), teria minado suas chances de ingressar no governo peemedebista.
Após a saída repentina de Serra, Temer pretende escolher rapidamente um substituto para o tucano. Quer fazer o anúncio até o final da próxima semana. Os peessedebistas já teriam apresentado duas possibilidades: o líder do governo no Senado Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o senador José Aníbal (PSDB-SP), que é suplente de Serra na Casa. Outros partidos da base governista, porém, pressionam para que o presidente escolha um diplomata de carreira para a pasta. O tempo dirá.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
