Núcleo de Cultura Afro Brasileira lança documentário
Na próxima terça-feira (21), o Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-té (Casa de Iemanjá Templo dos Orixás) estará lançando o Documentário: Águas de Oxalá Caminhos de Transformação e Exposição Fotográfica: “Didára Omi Oxalá” A Beleza das Águas de Oxalá, no Centro Cultural Arte Pajuçara a partir das 20 horas. O evento é gratuito.
As Águas de Oxalá também conhecida como Lavagem do Bonfim, cerimônia ancestral que usa a água como elemento transformador para a renovação das energias acontece há 17 anos sempre no segundo domingo de janeiro com uma caminhada dizendo não a Intolerância Religiosa, uma ação consolidada que promove a visibilidade das comunidades tradicionais. O cortejo tem a participação efetiva de diversas casas de axé da capital e do interior com caravanas de diversos municípios do Estado.
A ideia de produzir o documentário surgiu com o objetivo de manter o registro de ações imateriais das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana em Alagoas. O registro possibilita apresentar as transformações provocadas pela ação tradicional e como estes atores sociais, líderes de comunidades de axé, atuam para buscar visibilidade e combater os preconceitos.
O roteiro toma como base em 3 eixos: as ações tradicionais dos saberes e fazeres, as ações políticas e de articulação e as ações sociais, apresentando os envolvidos como agentes ativos, que atuam de forma protagonistas nas construção de uma sociedade igualitária.
Keyler Simões, jornalista e produtor cultural divide a direção com o gestor cultural Amaurício de Jesus e Célio Rodrigues, historiador e Babalorixá.
O DVD é resultado do edital nacional prêmio Culturas Afro Brasileira realizado pela Fundação Cultural Palmares – MINC em 2014, sua distribuição será gratuita.
A Exposição “Didára Omi Oxalá” A Beleza das Águas de Oxalá é resultado da parceria constituída entre as comunidades tradicionais e fotógrafos da cidade de Maceió que capturaram momentos únicos vividos durante o cortejo cultural da Lavagem do Bonfim. Os nove fotógrafos envolvidos utilizam a abertura de suas lentes para captar a singularidades em 27 fotografias. Após o lançamento do documentário a proposta é levar a exposição aos espaços públicos de convívio dos olhares. Os Fotógrafos são: Jorge Vieira, Alberto Lima, Alexandre Carvalho, Arthur Celso, Cláudia Leite, Luna Gavazza, Thiago Sobral, Wagner Mendes e Cristiano Kriko.
Realizador Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-té (Casa de Iemanjá Templo dos Orixás), o evento tem o apoio cultural da Rede Alagoana de Comunidades Tradicionais, Prefeitura de Maceió através da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, Centro Cultural Arte Pajuçara e Keka Rabelo.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
