Proibição do uso de animais em testes de cosméticos será analisada pela CCT
A proposta tramita em conjunto com o PLS 45/2014, do senador Alvaro Dias , e com o PLS 438/2013, do senador Valdir Raupp , por terem conteúdo semelhante.

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) reúne-se nesta quarta-feira (22),para votar, entre outras matérias, o PLC 70/2014, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que proíbe o uso de animais em atividades de ensino, pesquisa e testes laboratoriais de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
O relator é o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é favorável à aprovação da matéria. O projeto também vai para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA).
Em seu relatório, Randolfe abserva que os projetos cumprem o princípio ético de evitar maus-tratos aos animais, além de ajudar a promover as exportações brasileiras para a União Europeia e outros países que eliminaram essas práticas. Ele optou por levar adiante projeto de lei por ser mais detalhado e mais abrangente que os demais.
Fundo
Outra proposição a ser analisada pela CCT é o projeto do, do ex-deputado João Colaço, que destina ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 1% da arrecadação bruta das loterias federais e demais concursos de prognósticos sujeitos a autorização federal.
A relatoria é do senador Cristovão Buarque (PPS-DF), que apresentou voto pela aprovação da matéria. Ele lembra que o Brasil investe 1,2% do produto interno bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, metade do percentual médio investido pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Depois da votação na CCT, o projeto será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Veja também
Últimas notícias

Incêndio atinge área utilizada como ferro-velho e ponto de reciclagem na Vila Canaã, em Arapiraca

Imagens flagram mulher furtando produto no shopping popular de Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca convoca aprovados do concurso da Guarda Municipal

Câmara de São Luís do Quitunde aprova LDO e Sistema de Loteria Municipal

Movimentações internas na Defensoria não comprometem ações contra a Braskem

Matriz de Camaragibe inicia campanha Agosto Lilás
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
