Luiz Dias é o novo secretário especial da Receita Estadual de Alagoas
Auditor é responsável pela emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica do país
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) conta, a partir de agora, com os trabalhos do novo secretário especial da Receita Estadual, o auditor fiscal Luiz Dias de Alencar Neto. O titular substitui o economista Fabrício Marques Santos, atual secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
Auditor fiscal de tributos estaduais do Estado do Amazonas, desde março de 2006, Luiz Dias afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo secretário anterior, buscando o crescimento sustentável da Receita Estadual.
“Nós queremos capacitar os servidores, dando-lhes condições para operar essa modernidade que vai chegar e para que possam colaborar com o desempenho da Secretaria”, enfatiza.
Na última edição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em março, Luiz Dias foi indicado como um dos coordenadores nacionais do projeto Simplificação de Obrigações Tributárias, que tem como premissa diminuir a burocracia das secretarias de Fazenda.
“O Estado de Alagoas é um dos estados que vai participar do piloto dessa iniciativa. Ao reduzir o número de obrigações, simplificando informações que são redundantes, tornará esse processo cada vez mais transparente, mais simples para os contribuintes”, ressalta.
Nesta quinta-feira (23), o novo titular se reuniu com os gerentes da Superintendência da Receita Estadual para se apresentar e tratar de projetos a serem desenvolvidos ao longo de sua gestão.
Currículo
Luiz Dias de Alencar Neto atuou como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) e coordenou o estudo para implantação da Sefaz Interestadual Tributária, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
De junho de 2016 a janeiro de 2017, exerceu a função de secretário executivo da Receita da Sefaz/AM, sendo responsável por diversos projetos de modernização da administração tributária, como a implantação dos Grupos Especializados de Fiscalização (GEFs) e a utilização da Auditoria em Tempo Real (ATR).
Após ser cedido pela Sefaz/AM, atuará como o novo secretário especial da Receita Estadual de Alagoas, colaborando com a modernização do órgão, ao ajudar a implantar vários projetos nacionais acompanhados no Encat e outros fóruns de atualização.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), Luiz Dias foi o responsável pela emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica do país, uma sistemática criada para reduzir os entraves administrativos enfrentados pelos empresários do Brasil e modernizar os sistemas de informação, ampliando a capacidade de atendimento das unidades.
O modelo nacional de documento fiscal eletrônico substituiu o processo de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes, além de permitir o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
