Política

Documento proposto por senadores é apresentado em defesa do 'Velho Chico"

Na região do chamado baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, o rio vem perdendo volume de água

Por 7 segundos com assessoria 29/03/2017 14h02
Documento proposto por senadores é apresentado em defesa do 'Velho Chico'
Senador Benedito de Lira apresentou o documento - Foto: reprodução

O Rio São Francisco já não é mais o mesmo com suas fortes correntezas e água abundante. Uns dos problemas encontrados hoje é o assoreamento e o aumento do nível de salinização  causada pela invasão da água do mar no rio. Para revitalizar o Rio, o senador Benedito de Lira (PP-AL) sugeriu nesta quarta-feira, 29, a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do Rio para o presidente Michel Temer.

Na tribuna do senado ele exibiu um documento, assinado pelos 27 senadores do Nordeste, que pede ao presidente Michel Temer seja decretado estado de emergência para o rio São Francisco.

Em seu discurso, o senador destacou que o rio é o único que vem atendendo às necessidades hídricas do semi-árido, mas que a degradação está a cada dia mais assustadora.

 Na região do chamado baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, o rio vem perdendo volume de água. Hoje em dia é possível atravessar o rio a pé pelos bancos de areia.

“As águas ficam empoçadas, como pequenas lagoas, e na foz que fica na cidade de Piaçabuçu o rio perde força, permitindo que a chamada cunha salina avance rio adentro”, explicou o senador.

Segundo o senador, no momento a falta de políticas públicas impossibilita ações para evitar a morte o rio. E que quase todos os países do mundo  que tiveram problemas hídricos resolveram de forma eficaz.