Saúde

Segundo macaco é encontrado morto em área urbana de Maceió

Animal foi recolhido pelo Centro de Zoonoses e encaminhado para análise

Por 7 Segundos 29/03/2017 18h06
Segundo macaco é encontrado morto em área urbana de Maceió
Segundo macaco é encontrado morto em território alagoano - Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (29), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)  de Maceió receberam o corpo de um macaco encontrado morto numa área urbana do bairro de Ipioca, em Maceió. Esta é a segunda morte de primata registrada em território alagoano. 

O animal foi recolhido pelo CCZ e encaminhado para a Secretária de Saúde que vai investigar a verdadeira causa da morte. Após a informação, 'armadilhas' para capturar mosquitos foram montadas numa região de mata, no bairro da Gruta de Lourdes, onde foi encontrado um macaco que teve a morte confirmada como tendo sido provocada pelo vírus da febre amarela selvagem.

“Estamos monitorando toda a região da mata com o intuito de mapear a área de incidência. Com os resultados dessa atividade, é que poderemos identificar a necessidade ou não de outras intervenções”, afirmou o biólogo e responsável técnico da Coordenação de Entomologia do CCZ Maceió, Carlos Fernando Santos.

O secretário de Saúde, Christian Teixeira viajou para Brasília para discutir com o ministro da Saúde, as medidas que serão adotadas com relação à doença no Estado. Como não há o registro de caso de febre amarela em humanos, o governo não considera Alagoas como área de risco para a transmissão do vírus.

A recomendação seria apenas vacinar àqueles que irão viajar para áreas endêmicas. Na reunião, Christian Teixeira também vai questionar se haverá a necessidade de aumentar o quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas. Como medida preventiva, a Sesau está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo Ministério da Saúde. 

Vacinação

A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do Ministério da Saúde, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas. O município disponibiliza as doses da vacina em três unidades de saúde: II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço; US Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro, próximo à Feirinha; e na US Pitanguinha.