Segundo macaco é encontrado morto em área urbana de Maceió
Animal foi recolhido pelo Centro de Zoonoses e encaminhado para análise

Na manhã desta quarta-feira (29), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió receberam o corpo de um macaco encontrado morto numa área urbana do bairro de Ipioca, em Maceió. Esta é a segunda morte de primata registrada em território alagoano.
O animal foi recolhido pelo CCZ e encaminhado para a Secretária de Saúde que vai investigar a verdadeira causa da morte. Após a informação, 'armadilhas' para capturar mosquitos foram montadas numa região de mata, no bairro da Gruta de Lourdes, onde foi encontrado um macaco que teve a morte confirmada como tendo sido provocada pelo vírus da febre amarela selvagem.
“Estamos monitorando toda a região da mata com o intuito de mapear a área de incidência. Com os resultados dessa atividade, é que poderemos identificar a necessidade ou não de outras intervenções”, afirmou o biólogo e responsável técnico da Coordenação de Entomologia do CCZ Maceió, Carlos Fernando Santos.
O secretário de Saúde, Christian Teixeira viajou para Brasília para discutir com o ministro da Saúde, as medidas que serão adotadas com relação à doença no Estado. Como não há o registro de caso de febre amarela em humanos, o governo não considera Alagoas como área de risco para a transmissão do vírus.
A recomendação seria apenas vacinar àqueles que irão viajar para áreas endêmicas. Na reunião, Christian Teixeira também vai questionar se haverá a necessidade de aumentar o quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas. Como medida preventiva, a Sesau está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Vacinação
A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do Ministério da Saúde, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas. O município disponibiliza as doses da vacina em três unidades de saúde: II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço; US Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro, próximo à Feirinha; e na US Pitanguinha.
Últimas notícias

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço

Prefeito Ronaldo Lopes anuncia ampliação do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
