Sesau discute com ministro da Saúde grau de risco da febre amarela em Alagoas
Órgão confirmou morte de macaco por febre amarela na última terça-feira (28)
Após a confirmação da morte de um macaco infectado pelo vírus da febre amarela em região de mata de Alagoas, o secretário de Saúde, Christian Teixeira viajou para Brasília nesta quarta-feira (29), para discutir com o ministro da Saúde, as medidas que serão adotadas com relação à doença no Estado.
Como não há o registro de caso de febre amarela em humanos, o governo não considera Alagoas como área de risco para a transmissão do vírus. A recomendação seria apenas vacinar àqueles que irão viajar para áreas endêmicas. Na reunião, Christian Teixeira também vai questionar se haverá a necessidade de aumentar o quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas.
Por meio de nota à imprensa, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que a confirmação da morte do macaco não é motivo para pânico da população, uma vez que primatas, apesar de contraírem a doença, não a transmitem a humanos.
Relembre o caso
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informou na última terça-feira (28) que foi detectado o vírus da doença em um primata encontrado morto no mês de janeiro, pelo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), em região de mata do bairro Tabuleiro do Martins.
Como medida preventiva, a Sesau está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo Ministério da Saúde. A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do Ministério da Saúde, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Vacina que previne bronquiolite em recém-nascidos chega a Palmeira dos Índios
Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido na rodovia AL-105
Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira (12)
Música desperta memórias em paciente com suspeita de Alzheimer no Hospital da Cidade
Ação do MPAL resulta em decisão judicial contra ILPI Bem Viver e gestora por negligência com pessoas idosas
Tenente-coronel Josiene Lima é a nova superintendente do Ronda no Bairro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
