Saúde

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em território alagoano

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (28)

Por 7 Segundos com assessoria 28/03/2017 17h05
Morte de macaco por febre amarela é confirmada em território alagoano
Primata foi detectado o vírus da febre amarela - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informou nesta terça-feira (28) que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território alagoano, foi detectado o vírus da doença em um primata encontrado morto no mês de janeiro, pelo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), em região de mata do bairro Tabuleiro do Martins.

O órgão afirma ainda que este não é motivo para pânico da população, uma vez que primatas, apesar de contraírem a doença, não a transmitem a humanos. Como medida preventiva, a Sesau está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário de saúde, que estará com agenda em Brasília, a partir de amanhã, irá se reunir com a equipe do Ministério da Saúde para alinhar as providências que o caso requer, o que pode resultar no aumento do quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas.

A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do Ministério da Saúde, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas.