Conacen pede reavaliação de indenização a transmissoras de energia
A diretoria do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (CONACEN) esteve reunida com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e o secretário de energia, Fábio Lopes Alves, nesta quinta-feira (06), na sede do Ministério, em Brasília.
O objetivo da reunião foi tratar os impactos das tarifas de energia devido a portaria que determinou a indenização de R$ 62, bilhões para as transmissoras de energia.
De acordo com o presidente do Conacen, José Luiz Nobre Ribeiro, o conselho apresentou argumentos para que fosse realizada uma reavaliação desta medida. “Nós apresentamos ofícios e estamos aguardano um retorno do Ministério de Minas e Energia, tivemos informações que eles já estão reavaliando dados dos volumes de indenizações e a forma como vão repassar para os consumidores”, disse Ribeiro.
Indenizações
Nove concessionárias de transmissão de energia que renovaram suas concessões antecipadamente em 2012 vão receber indenizações de R$ 62,2 bilhões nos próximos oito anos. Operação será repassada para as tarifas de energia dos consumidores. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que o efeito deste pagamento nas contas de luz seja de 7,17%, que será aplicado nos próximos reajustes.
O valor da indenização foi definido ontem (21) pela Aneel, com a aprovação da metodologia para cálculo da remuneração dos ativos não depreciados das transmissoras de energia elétrica. A remuneração é uma gratificação paga pelos investimentos feitos pelas empresas que renovaram suas concessões antecipadamente em 2012. A lista inclui as concessionárias CEEE, Celg, Cemig, Chesf, Copel, Cteep, Eletronorte, Eletrosul e Furnas.
Últimas notícias
Arthur Lira comanda ato de filiação de Gunnar Nunes ao PP em evento prestigiado por lideranças evangélicas de AL
Piloto de avião que caiu em Coruripe era envolvido com Cartel Irlândes
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
