Conacen pede reavaliação de indenização a transmissoras de energia

A diretoria do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (CONACEN) esteve reunida com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e o secretário de energia, Fábio Lopes Alves, nesta quinta-feira (06), na sede do Ministério, em Brasília.
O objetivo da reunião foi tratar os impactos das tarifas de energia devido a portaria que determinou a indenização de R$ 62, bilhões para as transmissoras de energia.
De acordo com o presidente do Conacen, José Luiz Nobre Ribeiro, o conselho apresentou argumentos para que fosse realizada uma reavaliação desta medida. “Nós apresentamos ofícios e estamos aguardano um retorno do Ministério de Minas e Energia, tivemos informações que eles já estão reavaliando dados dos volumes de indenizações e a forma como vão repassar para os consumidores”, disse Ribeiro.
Indenizações
Nove concessionárias de transmissão de energia que renovaram suas concessões antecipadamente em 2012 vão receber indenizações de R$ 62,2 bilhões nos próximos oito anos. Operação será repassada para as tarifas de energia dos consumidores. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que o efeito deste pagamento nas contas de luz seja de 7,17%, que será aplicado nos próximos reajustes.
O valor da indenização foi definido ontem (21) pela Aneel, com a aprovação da metodologia para cálculo da remuneração dos ativos não depreciados das transmissoras de energia elétrica. A remuneração é uma gratificação paga pelos investimentos feitos pelas empresas que renovaram suas concessões antecipadamente em 2012. A lista inclui as concessionárias CEEE, Celg, Cemig, Chesf, Copel, Cteep, Eletronorte, Eletrosul e Furnas.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
