Violência: AL registra 600 mortes nos três primeiros meses; aumento é de 20%
O Boletim Mensal de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas apresentou um aumento de cerca de 20% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais, para denominar os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no estado. Subiu para 600 o número de mortes nos três primeiros meses deste ano, enquanto que em 2016 houve 472 casos no mesmo período.
Os dados apontam que em janeiro deste ano Alagoas registrou 206 mortes, em fevereiro 198 e em março 196 casos, sendo este o mês de março mais violento dos últimos três anos. A contagem aponta que o estado teve em média, de janeiro até o momento, 6,67 mortes por dia. E os domingos foram os mais violentos, apresentando 118 casos, 20% do total.
Os homens entre 18 e 29 anos lideram a lista das vítimas de violência. Ao todo, eles foram 93,3% e a idade corresponde a um percentual de 50%, sendo 30% para homens entre 30 e 45 anos.
O dado que chama a atenção é para o local mais usado para se praticar os crimes: as vias públicas foram onde mais se cometeram os delitos no estado, chegando a 54% dos assassinatos. Em segundo lugar estão em residências e imediações, com 40%.
As armas de fogo foram os instrumentos mais utilizados (78,3), seguida das armas brancas (9,8%) e espancamentos (6,3%).
Veja também
Últimas notícias
Cachorros sentam à mesa para comer em casa no Piauí
Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas
JHC aposta em Eudócia e encara dilema entre Gaspar e Davi
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 38 milhões nesta terça-feira
Lucas e Célia em agenda de JHC é mais um capítulo da novela eleitoral
PC aponta hipótese de estupro e sufocamento em morte de Peterson Ykaro
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
