Ruas de Marechal Deodoro recebem pulverização de inseticida
Ao longo da semana, o mesmo trabalho será realizado em outras áreas do município
A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou desde ontem (17), o trabalho de combate aos mosquitos no município. A ação está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.Com bombas portáteis de pulverização, os agentes de endemias iniciaram o bloqueio químico com inseticida, começando na região da Igreja Matriz e seguindo em direção ao centro.
De acordo com o coordenador estadual de tratamento da Ultrabaixo Volume (UVB) da Secretaria de Estado da Saúde, Jorge Simões, o trabalho será realizado primeiro nos locais com maior índice de infestação de mosquitos, como preconiza o Ministério da Saúde. Depois segue pelas demais regiões.
“O bloqueio químico, que é a pulverizava da inseticida, só pode ser realizado nos casos de epidemia de dengue. Aqui em Marechal ainda não tem muitos casos da doença, mas devido a quantidade de mosquito, a Secretaria de Saúde nos acionou que estamos fazendo este trabalho de treinamento dos agentes de endemias. Primeiro vamos fazer os locais de maior índice de infestação, que é um critério determinado pelo Ministério da Saúde e depois vamos seguindo pelos demais locais”, explicou o coordenador.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, a eficácia do jato portátil acaba sendo maior que a do conhecido já carro “fumacê”. Segundo Jorge Simões, isso se dá pela distância entre o jato e os alvos que o inseticida deve atingir.
“Apesar de o fumacê ser um carro e a pulverização mais intensa, ele passa no meio da rua e o remédio sai de uma distância de aproximada de dois metros das residências. Além disso, tem interferências como a direção do vento, por exemplo. Já com o equipamento portátil, o jato dispara a uma distância de um metro das caras e prédios, o que garante uma maior eficácia do produto. O ciclo se repete a cada quatro dias, mas é bom frisar que é uma medida de emergência”, disse o técnico.
A Secretária Municipal de Saúde explica que são várias as causas da infestação dos mosquitos e que em Marechal Deodoro não é apenas do Aedes aegypti, mas também dos comuns, podendo ter sido causada pelas queimadas, desmatamento, descarte de lixo em local inapropriado. Além disso, a Secretaria orienta que a população também pode ajudar evitando o descarte de lixo em terrenos baldios, não deixando água parada, caixas descobertas, evitando assim criadouros.
Últimas notícias
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Militares são convocados para evento com presença do presidente Lula em Maceió
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
