Ruas de Marechal Deodoro recebem pulverização de inseticida
Ao longo da semana, o mesmo trabalho será realizado em outras áreas do município

A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou desde ontem (17), o trabalho de combate aos mosquitos no município. A ação está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.Com bombas portáteis de pulverização, os agentes de endemias iniciaram o bloqueio químico com inseticida, começando na região da Igreja Matriz e seguindo em direção ao centro.
De acordo com o coordenador estadual de tratamento da Ultrabaixo Volume (UVB) da Secretaria de Estado da Saúde, Jorge Simões, o trabalho será realizado primeiro nos locais com maior índice de infestação de mosquitos, como preconiza o Ministério da Saúde. Depois segue pelas demais regiões.
“O bloqueio químico, que é a pulverizava da inseticida, só pode ser realizado nos casos de epidemia de dengue. Aqui em Marechal ainda não tem muitos casos da doença, mas devido a quantidade de mosquito, a Secretaria de Saúde nos acionou que estamos fazendo este trabalho de treinamento dos agentes de endemias. Primeiro vamos fazer os locais de maior índice de infestação, que é um critério determinado pelo Ministério da Saúde e depois vamos seguindo pelos demais locais”, explicou o coordenador.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, a eficácia do jato portátil acaba sendo maior que a do conhecido já carro “fumacê”. Segundo Jorge Simões, isso se dá pela distância entre o jato e os alvos que o inseticida deve atingir.
“Apesar de o fumacê ser um carro e a pulverização mais intensa, ele passa no meio da rua e o remédio sai de uma distância de aproximada de dois metros das residências. Além disso, tem interferências como a direção do vento, por exemplo. Já com o equipamento portátil, o jato dispara a uma distância de um metro das caras e prédios, o que garante uma maior eficácia do produto. O ciclo se repete a cada quatro dias, mas é bom frisar que é uma medida de emergência”, disse o técnico.
A Secretária Municipal de Saúde explica que são várias as causas da infestação dos mosquitos e que em Marechal Deodoro não é apenas do Aedes aegypti, mas também dos comuns, podendo ter sido causada pelas queimadas, desmatamento, descarte de lixo em local inapropriado. Além disso, a Secretaria orienta que a população também pode ajudar evitando o descarte de lixo em terrenos baldios, não deixando água parada, caixas descobertas, evitando assim criadouros.
Últimas notícias

Maceió sediará a 3ª edição do Storymaker Protagonista em outubro

Fabio Costa propõe punição mais dura para fraudes a aposentados e beneficiários sociais

Museu Zezito Guedes recebe mostra sobre o valor do brincar no desenvolvimento infantil
![[Vídeo] Acompanhe a solenidade de posse de Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão](https://img.7segundos.com.br/JfgXu3u8QQnQQoyQKHecisH209Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/senado-aprova-marluce-caldas-para-vaga-no-superior-00831176-a7ba0471e158cc666ed293ec96eb82c8-1.webp)
[Vídeo] Acompanhe a solenidade de posse de Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Alfredo Gaspar denuncia: INSS sabia de descontos ilegais em 97,6% dos casos e nada fez

Vereadora Silvania Barbosa enaltece carreira de Marluce Caldas em discurso na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
