Capital

Mais da metade dos maceioenses está acima do peso; crescimento preocupa

Assistente administrativo pesava 136 kg e emagreceu 60; a reportagem mostra depoimento de como isso ocorreu

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde Canal 05 20/04/2017 12h12
Mais da metade dos maceioenses está acima do peso; crescimento preocupa
Assistente administrativo pesava 136 kg e emagreceu 60; a reportagem mostra depoimento de como isso ocorreu - Foto: Reprodução TV Ponta Verde

Uma pesquisa divulgada essa semana pelo Ministério da Saúde mostra que um em cada cinco brasileiros está obeso ou com peso acima do considerado normal. Em Maceió, o dado aponta que mais da metade da população (55,4) está com excesso de peso. A preocupação é de que o aumento em dez anos seja a causa do crescimento de casos de hipertensão e diabetes em todo o Brasil.

A pesquisa foi realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefónico (Vigitel), do Ministério da Saúde, que entrevistou 25.210 pessoas maiores de 18 anos em todas as capitais brasileiras de fevereiro a dezembro de 2016.

As capitais do Nordeste que lideraram a lista de obesos foram João Pessoa  e Natal, ambas com 56,6% do total da população.  Em Maceió, o percentual não foi tão inferior. Mais da metade dos maceioenses tem problemas de excesso de peso, 55,4%.

O  Ministério da Saúde mostrou também que cresceu o número de diabéticos (61,8%) e hipertensos (14,2), e acredita, que isso se deve ao aumento de peso na população.

Obesidade

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 18,9% dos brasileiros estão obesos. O crescimento é de 60% em dez anos, visto que em 2006 o percentual era de 11,8%.  A prevalência dos casos de obesidades são pessoas com menor grau de escolaridade, e a condição tende a crescer na população a partir dos 25 anos.

Excesso de Peso

As estatísticas mostram ainda que entre 2006 e 2016 a população com excesso de peso cresceu em 26,3%, passando de 42,6% para 53,8%.

Em Maceió a população é de 55,4%, ou seja, mais da metade dos maceioenses. Rio Branco é a capital que lidera a lista, enquanto Palmas é a que apresenta a menor incidência.

O Ministério da Saúde disponibilizou toda a pesquisa aqui. 

Saiba se você é obeso ou está com excesso de peso

Existe um cálculo que possibilita a leitura do Índice de Massa Corporal (IMC), indicador de risco para a saúde. Se o IMC for igual ou maior que 25 kg/ m², apresenta-se um estágio de excesso de peso. Caso o IMC seja igual ou superior que 30 kg / m², o estágio é de obesidade.

Cálculo para descobrir o IMC: Peso/Altura (m²).

O assistente administrativo, Thiago Gomes, já chegou a pesar 136 kg, e emagreceu 60 kg após ter problemas de pressão e consultar um cardiologista. Segundo ele, o médico o alertou sobre os riscos de infarto que ele estava vulnerável e que precisava imediatamente mudar de comportamento, caso contrário, o pior viria acontecer.

Ele passou a frequentar um nutricionista e hoje pesa  76 kg, além de ser maratonista e dedicar a sua vida à corrida.

A reportagem do Jornal do Dia da TV Ponta Verde  mostra o depoimento do Thiago, que na contramão das estatísticas, venceu a obesidade e mudou de vida.