Capital

Fiscais da SMTT autuam 22 condutores por trafegar em ciclofaixa no Barro Duro

Por Redação com assessoria 26/04/2017 19h07
Fiscais da SMTT autuam 22 condutores por trafegar em ciclofaixa no Barro Duro
Infração gravíssima,trânsito indevido na ciclofaixa prejudica mobilidade e põe ciclistas em risco - Foto: Ascom SMTT

Na última terça-feira (25), equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deram continuidade aos trabalhos de combate ao desrespeito aos espaços destinados a ciclistas em Maceió.

Durante a operação realizada na ciclofaixa das avenidas Juca Sampaio e Márcio Canuto, agentes de trânsito da SMTT flagraram 22 veículos transitando irregularmente pela faixa destinada ao uso exclusivo dos ciclistas.

“Essa operação tem ocorrido periodicamente, principalmente nessa região, pois por não serem segregadas fisicamente das demais faixas destinadas aos veículos motorizados, o desrespeito às ciclofaixas é mais constante”, detalha o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Outros dez condutores foram autuados pelas equipes de fiscalização de trânsito da SMTT por transitarem sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com CNH de categoria diferente do veículo, CNH vencida, sem utilizar o cinto de segurança e utilizando o celular ao volante. Um veículo que transitava no local foi recolhido por não apresentar condutor habilitado.

Além de prejudicar a mobilidade urbana e pôr em risco os ciclistas, transitar indevidamente em ciclofaixas é uma infração gravíssima prevista no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que resulta em multa no valor de R$ 880,41 e acúmulo de sete pontos na CNH.