Para cada vítima de acidente de trânsito, gasto no HGE pode chegar a R$ 100 mil
“Uma única vítima politraumatizada no trânsito pode gerar um custo médio de R$ 100 mil ao SUS [Sistema Único de Saúde] para ser tratada no HGE [Hospital Geral do Estado]”.
A revelação é da cirurgiã-geral e supervisora da unidade hospitalar, Janaína Gouveia, ao fazer um alerta aos motoristas alagoanos: “É necessário cumprir as leis de trânsito para evitarmos o grande número de feridos que são atendidos anualmente em nossa emergência”, salientou durante a abertura da Campanha Maio Amarelo.
Isso porque, segundo dados do Serviço de Informação do HGE, somente no ano passado foram atendidos 9.405 pacientes com algum tipo de trauma decorrente de acidentes no trânsito. Este ano, no período de janeiro a abril, foram 2.879 atendimentos a vítimas desta mesma modalidade de atendimento, comprovando o alto nível de violência nas estradas alagoanas, ainda de acordo com a supervisora médica do HGE.
Entre as vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo HGE este ano está o estudante F.C.S., 21 anos. Ele se envolveu em um grave acidente de moto, sendo arremessado a uma distância de 12 metros. Como consequência do grave acidente, bateu de frente em um poste com a motocicleta e sofreu fratura exposta na perna direita e outra fratura no polegar direito.
O estudante foi socorrido, encaminhado para o HGE está em recuperação. No entanto, segundo Janaína Gouveia, nem todos têm a mesma sorte de F.C.S., uma vez que os acidentes de trânsito representam a primeira causa de óbito no mundo nas últimas quatro décadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“No Brasil, as lesões causadas pelo trânsito continuam gerando séria preocupação, representando uma taxa de 22,3 óbitos por 100 mil habitantes. Por isso, temos que chamar a atenção da população, uma vez que as consequências de atitudes erradas no trânsito podem ser irreparáveis”, salientou Janaína Gouveia.
Mais graves
O também cirurgião Maxwell Padilha contou que os acidentes envolvendo motociclistas são os mais graves e com maior ocorrência no HGE. Segundo ele, na emergência do HGE a vítima de trauma é atendida por uma equipe composta por quatro cirurgiões, três ortopedistas e dois bucomaxilos, além da equipe multiprofissional.
“A unidade oferece exames de sangue, radiológico, ultrassonográfico e tomográfico, com a mais avançada tomografia computadorizada do Estado. Esse evento é conscientizador, pois só com a educação se pode evoluir. E a educação no trânsito é essencial para que aconteça a diminuição o número de vítimas”, salientou.
Veja também
Últimas notícias
Olhar da Gente alcança 25 municípios e ultrapassa 12 mil cirurgias oftalmológicas
Planos de saúde terão de cobrir DIU hormonal para pacientes com endometriose
Cenipa abre investigação para apurar causas de queda de helicóptero
Procon fiscaliza água fornecida pela BRK após denúncias de moradores em Maceió
Polícia do Ceará prende João Munhoz, namorado de Isabelle Caracristi
André Mendonça acusa Alexandre de Moraes de direcionar investigação no STF
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
