Índios Kariri-Xocó usam projeto educacional para preservar sua história e cultura
Culminância da ação atraiu indígenas e outras comunidades à escola da aldeia, em Porto Real do Colégio
A manhã da última sexta-feira (5) foi festiva para a comunidade indígena Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio. Com o intuito de resgatar e valorizar a sua história e tradições, estudantes da Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira desenvolveram o projeto "A resistência do povo Kariri-Xocó".
Diversas apresentações marcaram a culminância do projeto: exposição de livros com histórias indígenas, comidas típicas, artesanato, dialeto, cantos e danças, a importância das ervas medicinais, ceramistas e a valorização das tradições dos Kariri-Xocó, como o escambo, que é a troca das peças de barro por alimentos.
Segundo a diretora da unidade, Lucicleide de Oliveira Suira, atualmente, cerca de 250 crianças são atendidas na Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Ela conta que a comunidade aguarda o resultado do processo seletivo em andamento pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ver a possibilidade de ampliação da oferta para os anos finais do ensino fundamental ainda em 2017 e ensino médio nos próximos anos.
"Nós queremos mostrar que a educação na comunidade é a preservação da cultura do nosso povo. Nossos curimins [crianças indígenas] são a base da nossa história e a educação indígena é aprendida em dois momentos: com o estudo de livros e também com a vivência. Ser indígena é ser guardião da sua história, guerreiros e guerreiras na concretização do ser que somos. Aqui, costumamos dizer que somos mestrados não por estudo, mas por experiências vividas, valorizando cultura e religião”, explica, emocionada, Lucicleide.
Presente ao evento, a gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), Andrea Dantas, fala da importância desta ação de resgate e valorização cultural. “Esse projeto nasceu a partir de conversas entre a escola e a Gere, onde discutimos a necessidade de se envolver também a comunidade nesta ação, trabalhando as disciplinas do ensino regular e também a cultura indígena. A unidade também está bastante empenhada em atingir as metas do Programa Escola 10, participando de todas as formações ofertadas pela Seduc e com elaboração de plano de ações”, destaca Andrea.
Trocando experiências – Durante as comemorações, a comunidade recebeu a visita de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, do município de Neópolis (SE), que foram à aldeia para uma atividade prática do projeto interdisciplinar intitulado “A Valorização da Cultura Indígena”, realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, os alunos entrevistaram as lideranças locais e moradores da aldeia, coletando inúmeras informações, sobre a cultura, economia e localização geográfica.
"O principal objetivo do projeto é conhecer e valorizar a cultura e história de um povo que faz parte da nossa própria origem, com um trabalho desenvolvido por eles com as crianças da aldeia. Eles amaram a visita”,declara a coordenadora pedagógica Dayana Mariano, que agradeceu o apoio recebido da 9ª Gere.
Os Kariri Xocó também agradeceram as visitas. "A gente agradece o interesse em conhecer a nossa verdadeira história, vivida e registrada por nós mesmos. Nós já passamos por preconceitos e massacres e hoje lutamos pela resistência do nosso povo", agradece o professor indígena José Rodrigues Tenório.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
