Fim dos lixões começa a ser realidade em Alagoas

Resultado de um trabalho conjunto entre a Associação dos Municípios Alagoanos - AMA, os sete consórcios municipais e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a política nacional de resíduos sólidos avança com o anúncio do fim dos lixões em 26 cidades. Um trabalho silencioso dos prefeitos que há anos defendem uma fonte de financiamento para execução das políticas determinadas pela legislação.
Desde que a Lei de Resíduos Sólidos foi implementada, a AMA criou uma assessoria específica para acompanhar a formação de consórcios e oferecer capacitação aos gestores e equipes técnicas. O resultado desse trabalho foi reconhecido nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Estadual que entregou, durante uma solenidade que teve a participação de um representante do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual e do IMA, os planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos, conhecidos como Pigirs.
Os prefeitos também foram homenageados “ pelo trabalho e a vontade política de colocar um ponto final nos lixões, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas”, como enfatizou o secretário Alexandre Ayres. Ele garantiu que durante o período de atuação na elaboração dos planos intermunicipais, o Governo de Alagoas deu suporte e realizou encontros nos municípios para o planejamento das ações que precisam ser colocadas em prática.
Hugo Wanderley, presidente da AMA, diz que receber os planos “é uma realização para prefeitos e prefeitas e que todos estão fazendo o possível e o impossível, para executar a política de resíduos nas cidades”. Agora, com apoio da AMA , os consórcios vão para uma nova fase que é a de cumprir as metas estabelecidas no planejamento debatido com prefeituras e sociedade. Wanderley disse aos promotores presentes, Geraldo Majela, José Antônio Malta Marques e Lavínia Fragoso que os prefeitos precisam do Ministério Público como parceiro dos municípios na defesa da definição de fontes de financiamentos. “Acabar os lixões é um desejo de todos nós. Não é uma questão de lei, mas sim uma necessidade social”, finalizou.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão participou do evento para lembrar que 15% das viagens feitas hoje no país são vinculadas ao ecoturismo e acabar com lixões e dar destino certo aos resíduos é o ambiente ideal para que a cidade também promova e ganhe com o turismo.
O representante do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Santos reconheceu o avanço para os municípios alagoanos que é ter os planos prontos e garantiu que, num universo de 5570 municípios, esse trabalho significa sair na frente e demonstrar interesse em contribuir através da sustentabilidade para um meio ambiente melhor.
Representando os consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, Crerssal, Conisul, Corszam e o Metropolitano , o prefeito de Olho D’Água das Flores, Carlos André dos Anjos disse que agora , a população, geradores de resíduos e comerciantes também precisam ser parceiros do poder público para reduzir a grande quantidade de resíduos nas ruas e promover sua disposição final. “São anos de luta e trabalho. Sabemos a importância do tratamento correto do lixo para a comunidade e vamos nos empenhar nos processos de educação para cumprir o que nos propomos fazer”, disse o presidente do Cigres.
O prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Roberto , o Cacau, que nos primeiros dias de gestão determinou o fim do lixão ,disse que dar destino correto aos resíduos sólidos foi uma decisão acertada. No Sertão, em Dois Riachos, o prefeito Ramon Camilo garantiu que o consórcio é a única saída viável e é importante a adesão de todos.
A entrega dos planos na AMA também contou com a presença do Gerente do Setor Público da Caixa Econômica Federal, Sandro Pepe e do diretor-presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
