Mais de 190 mil maceioenses estão endividados, diz Fecomércio
O Instituto Fecomércio de Estudos de Alagoas revelou nesta quinta-feira (11) o resultado da pesquisa de Endividamento do Consumidor de Maceió (PEIC) . O levantamento apontou que 197 mil pessoas estavam endividadas na capital, em abril, desse número, 100 mil (33,7%) pessoas estão com suas contas em atraso e 60 mil (20,3%) inadimplentes. Destes, apenas 37 mil possuem dívidas, mas pagaram em dia.
Em abril, 84,2% dos consumidores estavam endividados pelo uso do cartão de crédito. Outros meios de endividamento foram o uso de carnês de lojas (9%) e empréstimos pessoais (4%). Dentre aqueles que estão com as contas em atraso, 50% declararam que mais algum parente em sua residência está na mesma situação.
Dos cerca de 60 mil consumidores inadimplentes, apenas 4,5% conseguiram quitar suas dívidas em abril e 31,4% a pagaram parcialmente. Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, o cenário relativo ao endividamento sofre influência direta da taxa de desemprego. Em Alagoas, foram 27 mil postos de emprego a menos nos três primeiros meses.
Todos os consumidores que utilizam o cartão de crédito, cheques, financiamentos preferem pagar seus financiamentos, em média, por meio de 5 parcelas, evitando passar a maior parte do ano endividado e tendo reduzido sua capacidade de compra ao longo do ano. É de preferência do consumidor se manter, em média, com no máximo 29% da sua renda comprometida com dívidas, criando uma relação saudável entre possibilidade de pagamento e manutenção das contas de maior necessidade em dia.
O Instituto Fecomércio entrevistou entrevistados 500 consumidores em diversos pontos de Maceió. A pesquisa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br
Últimas notícias
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
