Maceió

Moradores da Grota do Arroz denunciam precariedades no acesso e perigo de deslizamento de barreira

Por 7 Segundos - Maceió 19/05/2017 17h05
Moradores da Grota do Arroz denunciam precariedades no acesso e perigo de deslizamento de barreira
Moradores estão temendo acidentes graves - Foto: Cortesia

Moradoras da Grota do Arroz, localizada no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, denunciam a falta de acessibilidade no local, onde moram muitos idosos, mulheres grávidas e crianças.

A comunidade carece de mais escadarias e quando chove o perigo aumenta devido a ameaça de deslizamento de uma barreira.

Os relatos dos moradores comprovam a grave situação.

“Onde moro, todos os dias muita gente enfrenta diversos obstáculos para sair ou chegar em casa. Minha vizinha sai com a filha menor pela manhã e retorna a noite. As duas sofrem nesse percurso e todos aqui temem que elas sofram algum acidente. Quando chove fica pior, pois isso aqui fica escorregadio”, denuncia uma moradora do local.

Em outra parte da grota já existem escadarias, mas os moradores querem a construção de outras para atender o restante da comunidade.  

Através do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças o governo estadual construiu  escadarias, pontilhões e passeios. Mas as obras não atendem toda a comunidade que cobram uma melhor infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida.

Em nota, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), informou ao portal 7 Segundos que nesta primeira etapa, o programa contempla apenas a construção de escadarias, pontilhões e passeios, não incluindo neste momento os serviços de recuperação do acesso viário às comunidades.

A Setrand também informou que a grota do Arroz é uma das beneficiadas com as obras de mobilidade urbana, e que apenas nesta comunidade já executou 986 metros de escadaria, 1885 m² de passeio, 2120 metros de corrimão, além de 1268 metros de canaleta para auxiliar no escoamento de águas da chuva. Esta etapa do programa ainda está em andamento e está prevista para ser concluída em um prazo de 10 dias.

Em um segundo momento, ainda conforme a Setrand, o Governo do Estado, irá trabalhar com acesso viário às grotas e a revitalização de possíveis áreas de lazer a serem escolhidas junto às comunidades.