Equipes fazem supressão de árvores em Maceió
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) realizou, na tarde desta segunda-feira (22), uma ação para supressão de árvores avaliadas em situação de risco de queda. Coordenado pela Secretaria Especial Adjunta de Defesa Civil, vinculada à Semds, o trabalho aconteceu na Rua Augusta, no Centro de Maceió, e em outros três bairros: Benedito Bentes, Farol e Serraria.
As equipes trabalharam para retirar árvores que caíram na cidade após as chuvas dos últimos dias, sobretudo nas ocorrências registradas no domingo (21). Na tarde desta segunda-feira (22), uma árvore caiu na Praça da Independência, nas proximidades do Quartel-Geral da Polícia Militar, no Centro, atingindo uma mulher que trabalha no local como ambulante. Socorrida por integrantes do Corpo de Bombeiros, ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, onde foram constatados ferimentos leves.
Alerta
A Defesa Civil Municipal acompanhou o caso e atuou na retirada da árvore. Diante da ocorrência, o órgão alerta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante o período chuvoso e procurar a Defesa Civil se observar qualquer risco de queda de árvore.
Com os registros de queda, os engenheiros agrônomos da Semds também realizaram avaliações em árvores nos locais onde houve ocorrência para identificar a necessidade de supressão nos casos de risco. Entre os bairros onde já houve queda, o único local que precisou de supressão de outra árvore sob risco foi a Rua Augusta. Em todos os casos, para que o serviço fosse realizado, o trabalho contou com o suporte da Defesa Civil e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para isolar os espaços.
Devido ao volume de chuvas, que deve permanecer em nível moderado até amanhã (23), a Semds está com as equipes operacionais mobilizadas, além de contar com o apoio das demais secretarias de serviço da Prefeitura de Maceió para prestar assistência imediata à população.
Monitoramento
A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). O órgão está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta o secretário adjunto, Dinário Lemos, quem precisar da Defesa Civil deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.
Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Veja também
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
