Caminhão é apreendido por descarte irregular de resíduos sólidos em Maceió
Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) flagraram nesta terça-feira (23) um caminhão realizando descarte irregular de resíduos sólidos no bairro São Jorge. Após o flagrante do descarte em área verde o veículo foi recolhido e a empresa proprietária tem prazo de cinco dias para apresentar a defesa prévia e os documentos obrigatórios regularizados.
Segundo o fiscal Ruber Ivo, o flagrante ocorreu após a suspeita de uma demolição no bairro de Jatiúca. “Estávamos em monitoramento no bairro de Jatiúca e avistamos uma caçamba saindo de uma demolição. Seguimos o veículo até chegar ao local de descarte em um terreno no sítio São Jorge, que é de área verde. Pelas imagens e quantidade de resíduos sólidos averiguados, podemos dizer que foram descartados várias toneladas de entulhos, sem autorização ambiental, degradando toda a área”, explica.
Funcionários que estavam no local apresentaram a autorização para funcionamento, mas não para o local de descarte, confirmando a irregularidade. A empresa infringiu o Código Municipal do Meio Ambiente, na lei Nº 4.548, segundo o qual o solo e subsolo somente poderão ser utilizados para o destino final de resíduos de qualquer natureza se sua disposição não oferecer risco de poluição e desde que seja estabelecida em projetos específicos de transporte e destino final, sujeitos à aprovação do Conselho Municipal de Proteção Ambiental, vedando-se a simples descarga, deposição, enterramento ou injeção sem prévia autorização, em qualquer parte do território do Município de Maceió.
A empresa foi autuada e terá que pagar multa, além de retirar todo o material destinado irregularmente do local. Ela terá o prazo de cinco dias úteis para apresentar a defesa prévia na Sedet e os documentos necessários, como alvará de Licença Ambiental e o manifesto, destinando o local de descarte dos resíduos sólidos.O caminhão foi apreendido e está no pátio da Sedet até a regularização da empresa.
Veja também
Últimas notícias
Mulher morre após ser atingida no pescoço com alicate de unha em Arapiraca
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
