Caminhão é apreendido por descarte irregular de resíduos sólidos em Maceió
Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) flagraram nesta terça-feira (23) um caminhão realizando descarte irregular de resíduos sólidos no bairro São Jorge. Após o flagrante do descarte em área verde o veículo foi recolhido e a empresa proprietária tem prazo de cinco dias para apresentar a defesa prévia e os documentos obrigatórios regularizados.
Segundo o fiscal Ruber Ivo, o flagrante ocorreu após a suspeita de uma demolição no bairro de Jatiúca. “Estávamos em monitoramento no bairro de Jatiúca e avistamos uma caçamba saindo de uma demolição. Seguimos o veículo até chegar ao local de descarte em um terreno no sítio São Jorge, que é de área verde. Pelas imagens e quantidade de resíduos sólidos averiguados, podemos dizer que foram descartados várias toneladas de entulhos, sem autorização ambiental, degradando toda a área”, explica.
Funcionários que estavam no local apresentaram a autorização para funcionamento, mas não para o local de descarte, confirmando a irregularidade. A empresa infringiu o Código Municipal do Meio Ambiente, na lei Nº 4.548, segundo o qual o solo e subsolo somente poderão ser utilizados para o destino final de resíduos de qualquer natureza se sua disposição não oferecer risco de poluição e desde que seja estabelecida em projetos específicos de transporte e destino final, sujeitos à aprovação do Conselho Municipal de Proteção Ambiental, vedando-se a simples descarga, deposição, enterramento ou injeção sem prévia autorização, em qualquer parte do território do Município de Maceió.
A empresa foi autuada e terá que pagar multa, além de retirar todo o material destinado irregularmente do local. Ela terá o prazo de cinco dias úteis para apresentar a defesa prévia na Sedet e os documentos necessários, como alvará de Licença Ambiental e o manifesto, destinando o local de descarte dos resíduos sólidos.O caminhão foi apreendido e está no pátio da Sedet até a regularização da empresa.
Veja também
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
