Alagoas ganhará sistema para monitorar resíduos sólidos
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estudam formas de implantar em Alagoas um sistema de gestão de controle de resíduos sólidos. O projeto inédito deverá garantir, além da correta destinação, o cumprimento da legislação ambiental. Para tanto deverá ser firmada a parceria com Estados onde a experiência é exitosa.
Na prática, o gerador, o transportador e o destino final dos resíduos teriam que estar cadastrados em um sistema específico para rastreabilidade. Isso deverá diminuir a destinação incorreta em lixões ou outros equipamentos irregulares, além de ilegalidades como a falsificação de manifestos e certificados.
Segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, Ermi Ferrari, ainda deverão ser cumpridos passos, como a legislação específica para regularizar o sistema. Mas, os estudos começaram a ser feitos.
“Visitamos e conhecemos os sistemas que estão em funcionamento em São Paulo e em Santa Catarina, para ver o que mais se assemelha com a realidade do nosso Estado, para depois firmar parceria e iniciar o trabalho”, comentou o gerente.
Os técnicos conheceram o Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos (Sigor) da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Sistema Eletrônico para Controle de Movimentação de Resíduos e Rejeitos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Santa Catarina.
O Sistema alagoano ainda está em fase de estudo, mas deverá ser um passo importante no sentido de garantir a correta destinação dos resíduos. “Em termos de projeto, na minha opinião, esse será um dos maiores legados com propósito de garantia da qualidade ambiental no Estado”, afirmou Ermi Ferrari.
Para tanto há passos fundamentais que deverão ser cumpridos como o esclarecimento dos empreendedores, a sensibilização para adesão e a implantação definitiva. Ele disse ainda que, provavelmente, os primeiros impactados seriam os geradores de resíduos industriais e afins.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
