MPF/AL recomenda que acesso à Praia do Gunga seja gratuito
Nivaldo Jatobá, Prefeitura de Roteiro e SPU devem garantir o franco e livre acesso, a pé ou em veículos, à Praia do Gunga
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) recomendou a Nivaldo Jatobá – Empreendimentos Agroindustriais LTDA, ao município de Roteiro e à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) que regularizem as vias de acesso à Praia do Gunga, no litoral sul do estado. O empresário, o prefeito e a SPU têm até 30 dias para informar ao órgão se acolherão a recomendação e quais as providências já adotadas.
A recomendação do MPF, expedida em 09 de maio, orienta a Nivaldo Jatobá – Empreendimentos Agroindustriais LTDA, que ofereça acesso livre e franco, a pé ou em veículos, à Praia do Gunga. Ao município de Roteiro, o MPF recomenda que sejam adotadas medidas para regularizar o franco e livre acesso à praia, através da propriedade privada.
O MPF quer ainda que o município elabore e apresente um Plano Local de Acesso à Zona Costeira, abrangendo a forma de acesso à Praia do Gunga e instale placa indicativa deste acesso à população. À SPU recomenda o MPF que fiscalize e zele para a manutenção da destinação e do interesse público, o uso e a integridade física do bem público da União.
Todos devem informar formalmente ao MPF, em até 30 dias, se cumprirá a Recomendação e quais as providências que já estão sendo adotadas para realização dos reparos necessários. Em caso de silêncio, o MPF alerta que será interpretado como recusa de atendimento, o que pode gerar responsabilidade e ensejar a propositura da pertinente ação civil pública. Nivaldo Jatobá – empreendimentos recebeu a recomendação em 18/05; a SPU em 26/05.
Entenda o caso
O acesso à Praia do Gunga está inserido em um imóvel de propriedade particular, pertencente à sociedade limitada Nivaldo Jatobá - Empreendimentos Agroindustriais LTDA e, segundo representações de populares ao MPF, é cobrada uma taxa de estacionamento pelo proprietário, obstaculizando o acesso à praia.
No entanto, para o MPF, sendo a Praia do Gunga bem público de uso comum do povo, de propriedade da União, a todos deve ser assegurado livre e franco acesso a ela e ao mar, e esse acesso não pode ser impedido ou dificultado pelo proprietário de imóvel à beira-mar.
Segundo parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Praia do Gunga é um balneário localizado no litoral sul de Alagoas, no Município de Roteiro/AL, com acesso pela rodovia estadual AL 101 a 33 km de Maceió, cuja praia é conhecida por seu conjunto de belezas naturais paradisíacas e está incluída nos roteiros turísticos nacionais, onde ocorre significativa afluência de turistas oriundos de vários lugares do Brasil.
Nos termos do artigo 10, da Lei nº 7.661/88, “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica”.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
