Mais de 100 mil meninos devem ser vacinados contra o HPV em Alagoas
Ministério da Saúde quer imunizar 80% do público-alvo que possui 139,4 mil indivíduos no Estado
111,5 mil adolescentes do sexo masculino com idades entre 11 e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizados contra o vírus papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, em Alagoas. O HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e sua ação pode provocar infecções e o câncer de colo do útero em meninas, por isso a imunização faz-se necessária.
A vacina contra o HPV para meninos de faixas etárias entre 12 aos 13 anos já está disponiblizada nos postos de saúde de todo o país desde janeiro deste ano. Porém, devido ao aumento da cobertura vacinal, as unidades de saúde de Maceió deram início, na última quarta-feira (21), à vacinação do HPV para a nova faixa etária de adolescentes.
De acordo com a Gerência de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro.
“As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, dentro da rotina normal das salas de vacinação. Há, no entanto, a previsão de uma intensificação da vacina, mas que deverá ocorrer no mês de setembro, dentro da campanha de multivacinação, para que todo esse público alvo possa fazer a atualização das cadernetas de vacinas”, informou.
A estratégia do Ministério da Saúde em aumentar a cobertura vacinal é proteger os meninos contra o câncer de pênis, garganta e ânus, além de doenças relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal foco da imunização é proteger contra o câncer de colo do útero (a 4ª principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil), vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.
Dados do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES), coletados em 02 de maio deste ano, apontam para um total de 58.265 vacinas no estoque central de Alagoas com validade a vencer em agosto deste ano e em 2018.
Esquema vacinal
Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). A novidade no calendário vacinal inclui homens e mulheres transplantados ou em tratamento oncológico e crianças e jovens, de ambos os sexos e na faixa etária dos 9 aos 26 anos, vivendo com HIV/Aids.
O que levar para se vacinar?
A dose da vacina será aplicada mediante apresentação de cartão de vacinação, documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, nos casos dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
*com informações do Ministério da Saúde
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
