Saúde

Por falta de adesão, apenas 40% do público-alvo foi vacinado contra o HPV em Alagoas

O Ministério da Saúde desconfia que as pessoas tenham sido influenciadas pelos grupos anti-vacina

Por 7 Segundos com assessoria 06/06/2017 17h05
Por falta de adesão, apenas 40% do público-alvo foi vacinado contra o HPV em Alagoas
Após 30 anos de pesquisa, vacina contra esquistossomose chega ao SUS em 3 anos - Foto: Reprodução

Depois que a adesão a vacinas disponibilizadas no SUS caiu no país, especialistas ficaram preocupados com o número de pessoas que não foram imunizadas. Isso porque a população tem feito descaso com as vacina oferecidas, por conta disso as doses sobram nos estoques e correm o risco de serem descartadas pelo baixo uso.

Em Alagoas, a procura pela vacina do HPV tem sido pequena, principalmente com relação à segunda dose, onde apenas 40% do público-alvo se imunizou. Diante deste fato, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) recomenda que as Secretarias Municipais de Saúde adotem a estratégia de realizar vacinação em massa nas escolas, uma vez que o público-alvo são adolescentes em idade escolar.

No ano passado, a imunização contra a poliomielite atingiu 84% da cobertura, a meta era ter imunizado 95% do público-alvo. Foi o menor índice da última década.No Brasil, não são registrados casos de poliomielite desde 1990. Para o Ministério da Saúde, a baixa adesão também está relacionada ao sucesso na erradicação da doença.

De acordo com a coordenadora do programa de imunizações do ministério, Carla Domingues, a população tem achado que não precisa mais se vacinar, a exemplo de algumas mães que levam os filhos para tomar a primeira dose descuidando das outras.