Prefeito Rui Palmeira entrega primeiro Parque Sustentável nesta sexta-feira
O prefeito Rui Palmeira inaugura nesta sexta-feira (21), às 9h, o primeiro Parque Sustentável de Maceió, situado na orla de Pajuçara.
Com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento, o espaço infantil com mais de 400 metros de extensão foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio do projeto Adote uma Área Pública.
A adoção do local foi feita pelo Restaurante Parmegianno, sendo estruturado em parceria com a empresa Amaru Sustentabilidade.
O Parque de Pajuçara segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.
Segundo explica o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, a estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla.
Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo.
“Os brinquedos dispostos no Parque Sustentável foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto. Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, este espaço reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente e também em entregar equipamentos com baixo custo de manutenção e de grande durabilidade, já que diariamente vamos receber visitantes. Nesta ação, contamos com a parceria do Parmegianno, que custeou o projeto da Semds com a execução da Amaru”, explicou o secretário.
A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.
Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estações de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
