Capital

Prefeito Rui Palmeira entrega primeiro Parque Sustentável nesta sexta-feira

Por Redação com assessoria 21/07/2017 07h07
Prefeito Rui Palmeira entrega primeiro Parque Sustentável nesta sexta-feira
Rui Palmeira, prefeito de Maceió - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira inaugura nesta sexta-feira (21), às 9h, o primeiro Parque Sustentável de Maceió, situado na orla de Pajuçara.

Com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento, o espaço infantil com mais de 400 metros de extensão foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio do projeto Adote uma Área Pública.

A adoção do local foi feita pelo Restaurante Parmegianno, sendo estruturado em parceria com a empresa Amaru Sustentabilidade.

O Parque de Pajuçara segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

Segundo explica o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, a estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla.

Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo.

“Os brinquedos dispostos no Parque Sustentável foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto. Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, este espaço reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente e também em entregar equipamentos com baixo custo de manutenção e de grande durabilidade, já que diariamente vamos receber visitantes. Nesta ação, contamos com a parceria do Parmegianno, que custeou o projeto da Semds com a execução da Amaru”, explicou o secretário.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.

Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estações de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.