Continuidade das chuvas impede Prefeitura de recuperar vias em Maceió
Nesses quase dois meses de chuvas ininterruptas em Maceió, um dos invernos mais prolongados e rigorosos dos últimos anos, transitar pelas ruas tem sido complicado por conta dos buracos que se formaram com o inevitável comprometimento do asfalto.
No intuito de diminuir os danos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), montou uma grande operação para recuperar as vias, mas segundo o gestor da pasta, Ib Brêda, a continuidade das chuvas tem sido um empecilho para a efetividade do serviço.
“O serviço de recuperação de vias é uma ação que deve ser realizada com o tempo seco, mas não podemos esperar e para diminuir os danos estamos executando sempre que há uma trégua nas chuvas. Infelizmente, o ritmo desse trabalho não depende da Prefeitura. Para se ter ideia, por conta das chuvas, fazem dois dias que não conseguimos colocar equipes nas ruas para realizar o trabalho. O contingente está à disposição para, se houver uma trégua, realizar uma grande operação de recuperação de vias neste sábado (22) no entrono do Ginásio Rei Pelé, no bairro Trapiche”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização.
De acordo com Ib Brêda, as chuvas trouxeram prejuízos para malha viária de toda a cidade, inclusive com danos subterrâneos. “A determinação do prefeito é que trabalhemos para minimizar esses transtornos. Quando o tempo permite, estamos com um mínimo de 10 equipes trabalhando intensamente para levar mais conforto e segurança ao tráfego nas ruas. Desde o final de maio, já foram utilizadas 3.400 toneladas de asfalto e quase um milhão de reais de recursos próprios, só nas ações de recuperação de asfalto", pontuou.
O secretário ressaltou que a Seminfra está priorizando a recuperação das vias que são corredores de ônibus. “Além da recuperação de vias, seguimos também com obras de desobstrução de galerias para resolver problemas crônicos da população maceioense, como as que estamos executando nas proximidades do Correios na Avenida Durval de Góes Monteiro e nas avenidas Amélia Rosa e na Dona Constança”, detalhou.
Chuvas
De acordo com a Secretaria-Adjunta Municipal de Defesa Civil (Comdec), de abril até agora, período da quadra chuvosa, choveu 1.767,6 mm em Maceió. “O volume de chuvas tem sido além do esperado e está surpreendendo todo mundo. Nós esperávamos 1.200 mm para toda a quadra chuvosa, período que só termina no final deste mês, mas já registramos mais de 1.700 mm e o mês ainda nem terminou”, complementou o chefe da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, acrescentando que para o mês de agosto a média de chuvas esperada é de 155 mm.