EUA fazem bombardeio por engano e matam 16 policiais aliados
O bombardeio realizado por equívoco pelos Estados Unidos, na sexta-feira, em um edifício tomado pelas tropas do Afeganistão, em Helmand, causou a morte de 16 policiais afegãos, disse neste sábado, à Agência Efe, o porta-voz do governador da província.
"Ao todo 16 policiais morreram e outros dois foram feridos em um bombardeio das forças aéreas estrangeiras na província de Helmand", indicou Omar Zwak, afirmou o porta-voz do governador.
De acordo com Zwak, as forças estrangeiras bombardearam um edifício do distrito de Gereshk que tinha sido tomado recentemente pelas forças afegãs após um confronto com os talibãs.
O escritório de comunicações das tropas dos EUA e a OTAN no Afeganistão confirmou ontem à noite o incidente em que "efetivos da segurança local alinhados com as forças do Governo afegão morreram", mas não divulgaram um balanço concreto de vítimas.
Já um porta-voz do Pentágono anunciou que o Departamento de Defesa dos EUA abriu uma investigação sobre este bombardeio que suas tropas efetuaram no sul do Afeganistão.
Os insurgentes realizaram ontem neste distrito afegão três atentados com carro-bomba e lançaram ataques coordenados contra as forças afegãs, mas foram detidos com apoio aéreo dos Estados Unidos e a chegada de reforços.
As forças aliadas continuam no Afeganistão com cerca de 13 mil efetivos em tarefas de assessoria e capacitação e os Estados Unidos mantêm perto de 8,4 mil, como parte desta operação de assistência e em tarefas antiterroristas.
Os EUA, que estabeleceram como objetivo para 2017 derrotar completamente o EI no Afeganistão, estuda uma nova estratégia para as suas forças no país asiático.
Veja também
Últimas notícias
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
“Bandida Má”: novo single de Huná chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira (30)
Coala é flagrado demonstrado luto após morte da companheira na Austrália
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
