Agricultura

Após período de seca, agricultores são ensinados a planejar recursos antes de plantar

Por 7 Segundos com assessoria 24/07/2017 15h03
Após período de seca, agricultores são ensinados a planejar recursos antes de plantar
Agricultores e lideranças aprenderam com técnicos a melhorarem a produtividade com recursos básicos - Foto: Foto : Juliana Amaral

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Governo do Estado realizaram nesta segunda-feira (24), um Seminário para falar sobre as perspectivas para o agronegócio em Alagoas. O evento que ocorreu no Senar reuniu técnicos, lideranças, e especialistas para discutir alternativas para o agronegócio no estado diante da crise econômica.

No seminário, o público acompanhou o painel ‘Perspectivas para o Agronegócio’, que ressaltou o cenário no Brasil, no Nordeste e no estado. Além de dar dicas para os agricultores, os especialistas aconselharam a investir no sistema de irrigação, para que se possa ter uma reserva de água no período de escassez de chuvas.

A medida foi levada em consideração, após agricultores passarem necessidades por causa da crise assolada pela seca, que durou mais de cinco anos. No seminário também foi possível aprender como reaproveitar a terra para a inserção de novas culturas de acordo com o clima.

De acordo com Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o evento auxiliou a instituição no planejamento para uma atuação ainda mais assertiva e estratégica.

No painel, o cenário brasileiro foi apresentado através da palestra de Elisio Contini, pesquisador da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela palestra de Kênia Régia Marcelino, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).