[Vídeo] Após quase uma década de seca, sertanejo comemora sangramento de açude
Fartura no maior açude escavado pelo DNOCS em Alagoas
![[Vídeo] Após quase uma década de seca, sertanejo comemora sangramento de açude](https://img.7segundos.com.br/7oRPPJSPdTZFT7zAgjuPBO9DRe8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/76251-fuidjf_jpg.jpeg)
"O Sertão vai virar mar". A famosa frase do herói popular Antônio Conselheiro começa a virar realidade para o povo sertanejo, que tem visto nos últimos meses, açudes transbordarem, terras produzirem e todo o resquício de seca ir embora.
Foi quase uma década o tempo em que a população do Sertão nordestino foi castigada pela seca extrema initerruptamente. Terras ficaram improdutivas, rios secaram, gados morreram de fome, e as dificuldades aumentaram significativamente na região.
Após seis anos de estiagem, a esperança voltou e os sertanejos podem comemorar. As chuvas que caem desde final de abril a início de maio de 2017 têm mudado a imagem do Sertão alagoano. O verde se espalhou e o que se vê nos rosto da população é o sorriso de quem está gostando deste momento.
A equipe do 7 Segundos visitou uma das cidades mais afetadas pela seca e que hoje está com outra paisagem: Jaramataia. O açude público, construído com recursos federais, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) transbordou e é possível passear de barco por ele.
O sangramento do açude foi motivo de alegria para a população, principalmente pescadores e os mais antigos que viram a situação precária pela qual o local passara. Hoje o município possui 322 pescadores somente cadastrados na Associação de Pescadores da cidade. Todos eles estavam sobrevivendo com um auxílio do governo federal.
Confira a matéria com o repórter Jonatas Pedro
Últimas notícias

Fabio Costa cobra ações do governo e confronta ministro da Justiça na audiência sobre a PEC da Segurança Pública

Maceió e Arapiraca se destacam em ranking de eficiência da máquina pública

Adolescente é vítima de estupro no bairro da Serraria, em Maceió

Homem é morto a tiros no bairro do Santos Dumont, em Maceió

Carreta tomba no distrito de Luziápolis, em Campo Alegre

Governo de Alagoas investe mais de R$ 24 milhões na construção de duas novas Escolas do Coração
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
